Mais informações

Cartana, R. et al. Avaliação de eficiência energética de um edifício educacional no município de Palhoça utilizando o regulamento técnico da qualidade para edifícios comerciais, de serviço e públicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A energia a disposição dos consumidores pode ser usada de forma menos ou mais eficiente. Grande parte das edificações desperdiça relevantes oportunidades de poupar energia e custos por não considerar os importantes avanços ocorridos nas áreas de arquitetura bioclimática, materiais, equipamentos e tecnologia construtiva vinculados à eficiência energética (EPE, 2005). As atuais exigências de eficiência energética em edificações promovem o desenvolvimento de normas e ferramentas que possibilitam a otimização de construções novas ou existentes. Os sistemas de avaliação ambiental para edificações constituem em um grande avanço na busca por um desenvolvimento sustentável da arquitetura e das cidades. No âmbito nacional, foi desenvolvido o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos – RTQ-C. Este artigo trata de uma edificação com fim educacional que foi projetada e avaliada considerando a etiquetagem de eficiência energética. O objetivo deste trabalho é descrever a metodologia empregada no processo da etiquetagem abordando as interações entre projetistas, empreendedores e técnicos. A avaliação da edificação se deu por meio de método prescritivo, avaliando a envoltória, sistemas de iluminação artificial e sistemas de condicionamento de ar, necessários para a obtenção da etiqueta completa do nível de eficiência energética da edificação. Por outro lado, se fez necessária avaliação através de simulações computacionais referente à ventilação natural adotada em 2/3 da edificação. A metodologia adotada partiu do acompanhamento do projeto desde sua fase de concepção, onde foram discutidas as intenções dos incorporadores, bem como as diretrizes de projeto. Como resultado, obteve-se a etiqueta de projeto do edifício apoiado em uma metodologia de acompanhamento do processo projetual.
-