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Bastos, L.; Paes, R. Materiais de acabamento na escola padrão do município do rio de janeiro: uma reflexão baseada na sustentabilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
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Co-autores: 1

Resumo

A indústria da construção civil é uma das atividades humanas com maior impacto no meio ambiente e, notadamente, com destaque negativo para a produção de materiais. Uma melhoria neste quadro só se dará quando forem incorporados os conceitos de sustentabilidade ao projeto das edificações. No caso da edificação escolar, esta questão deve ser ainda mais valorizada, pois caso o ambiente construído seja adequado poderá contribuir como um facilitador para as atividades de ensino e aprendizagem. O presente trabalho pretende contribuir para o processo de projeto arquitetônico e tem por objetivo discutir, com base na dimensão ambiental da sustentabilidade, sobre os principais critérios que devemser considerados para a seleção dos materiais de acabamento para as escolas públicas. Como estudo de caso, enfocam-se aquelas situadas na cidade do Rio de Janeiro. Apresenta-se uma descrição sobre as metodologias correntes relacionadas à avaliação de desempenho dos materiais de construção em geral, enfatizando-se a limitação ainda corrente sobre a carência da declaração ambiental de um material ou produto baseada na análise do ciclo de vida. Em decorrência, é proposto um método de análise fundamentado na identificação das principais características desejáveis aos materiais destinados a cada projeto. Particularmente, para as escolas públicas, são identificadas quais as características requeridas para os materiais de acabamento com base na sustentabilidade. Com base neste elenco de características desejáveis, são analisados os principais materiais de acabamento utilizados no modelo arquitetônico – intitulado Escola Padrão – que vem sendo implantado em diversos sítios para abrigar as escolas municipais do Rio de Janeiro.
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