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PEIXOTO, L. O.; CASTRO, R. T. S.; CABÚS, R. C. Avaliação do conforto visual em uma sala de aula da Universidade Federal de Alagoas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Resumo

A cidade de Maceió recebe grande quantidade de radiação solar durante todo ano. Essa quantidade de luz natural é suficiente para que os ambientes não façam uso da iluminação artificial durante grande parte do dia. Desta forma, a incidência de luz solar direta e difusa deve ser controlada para evitar ofuscamentos e, ao mesmo tempo, permitir uma melhor distribuição no ambiente interno. O objetivo é verificar a quantidade de luminância da sala de aula do mestrado DEHA, da UFAL. A sala, posicionada na orientação Norte-Noroeste, obteve as avaliações elaboradas nos períodos da manhã e da tarde, divididas em três posições (de costas para janela, em frente à janela e em frente ao quadro) e em duas situações diferentes (luz artificial acesa e luz artificial apagada). Justifica-se a importância da pesquisa, uma vez que o desempenho visual da sala pode prejudicar a concentração dos alunos se o ambiente apresentar ofuscamento aos usuários. A metodologia surgiu da pesquisa de normas da IESNA, do levantamento arquitetônico da sala, bem como da observação das tipologias arquitetônicas. Para medição, foi utilizado o aparelho Luminancímetro, posicionando na altura do observador (1,20m) e apontando para os pontos determinados em plantas baixas e cortes. Os resultados da pesquisa permitiram confirmar que há contraste no ambiente, sendo este maior ou menor de acordo com a posição do usuário. Verificou-se também que, na maioria das proporções encontradas, o contraste é reduzido no período da tarde e na situação ‘luz artificial acesa’, uma vez que a iluminação interior é elevada e, assim, o contraste diminuído. As medições contribuíram, também, para confirmar a influência do entorno e da orientação solar na intensidade e distribuição da luz natural nos ambientes. Como contribuição final, propõe-se estudo sobre as disposições das tarefas mais adequadas, que evitem ofuscamento.
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