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FONTES, M. S. G. de C. et al. Avaliação do desempenho do ambiente construído: estudo de caso em um ambiente de educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 8

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Co-autores: 2

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Resumo

A instituição de educação infantil é um espaço de vivências, experiências e aprendizagens, assim, deve oferecer boas instalações construtivas, fortalecendo as relações entre o usuário e ambiente. Estudos têm demonstrado existir uma relação direta entre os espaços construídos, os aspectos psicopedagógicos, conforto ambiental, ergonomia e comportamento dos usuários nas escolas de educação infantil, que influenciam a qualidade do ensino/aprendizagem. Um desequilíbrio entre estes leva a uma perda do desempenho das atividades escolares e a insatisfação com o ambiente construído. Neste contexto, este trabalho visa discutir os procedimentos metodológicos e resultados obtidos para a avaliação do Centro de Convivência Infantil (CCI) Chalezinho da Alegria da Universidad e UNESP, em relação aos seus aspectos técnicos-construtivos, conforto ambiental, técnicos-funcionais, técnicoestéticos, e avaliação da percepção e cognição ambiental. O trabalho foi estruturado em três etapas. A primeira aborda os aspectos psicopedagógicos e sua relação com o ambiente construído, avaliação pós-ocupação (APO), percepção e cognição ambiental do usuário. A segunda etapa compreende os aspectos gerais do CCI analisado: atividades psicopedagógicas existentes, usuários, levantamento fotográfico, métrico e sistemas construtivos. Na terceira etapa foi feito o levantamento de dados através de questionários, desenhos temáticos e medições microclimáticas. Para analisar as informações sobre: área construída, mobiliário, conforto térmico e acústico dos cômodos, funcionalidade do edifício, acessibilidade, segurança contra incêndio e contra terceiros, aparência estética, foram consultados: o Regimento dos Centros de Convivência Infantil (1996); as Normas e Padrões mínimos destinados a disciplinar a construção, instalação e o funcionamento de creches (PORTARIA N° 321 DE 26 DE MAIO DE 1988); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, n.º 9394/96, entre outros. A pesquisa contribui com os estudos sobre avaliação pós-ocupação em ambientes de educação infantil semelhantes, objetivando criar subsídios projetuais que visem uma adequada relação sócio espacial, fundamental para o desenvolvimento das atividades de aprendizado.
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