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Sapata, A. et al. Avaliação do conforto acústico em edificações localizadas em região de cânion urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 44
Índice h: 4  
Co-autores: 128

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: 9

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: 5

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Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O ruído pode ser considerado como sons sem harmonia, sensações auditivas indesejáveis pelo homem, ou, sons que excedam os níveis estabelecidos pelas normas. Devido ao progresso, crescimento da frota de veículos e falta de planejamento territorial, o ruído de tráfego é considerado como uma das maiores fontes de poluição sonora urbana. Nos centros urbanos existem espaços que podem concentrar e acentuar problemas relacionados ao ruído de tráfego. Essas áreas são chamadas de cânions urbanos e são caracterizadas como corredores formados por edificações em ambos os lados. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os impactos do ruído de tráfego em um trecho da Avenida Horácio Racanello (Maringá – Pr) e avaliar o conforto acústico nas edificações. Por ser um local com desenvolvimento recente, ainda são encontrados alguns vazios urbanos; portanto, a análise do ruído foi efetuada por meio de simulação computacional através do software SoundPLAN 6.4®, com medições dos dados de nível de pressão sonora com base na modelagem do gabarito máximo das edificações estabelecido pela legislação municipal. Devido ao alto gabarito das edificações e aos altos coeficientes de construção, as medições e a simulação mostraram que a região se caracteriza como cânion urbano. Esse trabalho busca realizar através da modelagem e da simulação computacional o estudo do comportamento do som na avenida, nas fachadas dos edifícios e no entorno. Para a avaliação do conforto no interior das edificações serão utilizadas as Curvas-critério de ruído, NC (Noise Criteria), que é um índice baseado em dados estatísticos e expresso em dB(A) e representa o nível de ruído interno em edifícios. Este estudo representa contribuição como ferramenta de planejamento urbano, em especial na questão ambiental de ruído de tráfego e também na discussão das possibilidades de atenuação nas fachadas dos edifícios para a garantia do conforto previsto em normas.
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