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Santos, F. et al. Análise de desempenho lumínico em ambiente escolar na cidade de Cuiabá/MT. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-8.
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Resumo

No processo de ensino-aprendizagem que ocorre em sala de aula é necessário que o ambiente físico seja adequado e tenha condições mínimas de conforto, contribuindo positivamente no desempenho das atividades desenvolvidas por alunos e professores. Assim, a iluminação é o principal determinante para o conforto visual, considerando-se que os ambientes permitam que as tarefas visuais sejam executadas. Sendo a leitura a atividade predominante nas salas de aulas, o ambiente deve proporcionar conforto lumínico para que as atividades possam ser realizadas de forma eficiente. Para investigar estes fatores foi realizado estudo de caso em salas de aula com características construtivas diferentes, situadas na cidade de Cuiabá-MT em 2007, caracterizada pela disponibilidade de radiação solar na maioria dos dias do ano, com objetivo de verificar os índices de conforto lumínico dos ambientes, com pontos internos e externos de medições de iluminância utilizando um luxímetro digital portátil, realizadas em períodos representativos das quatro estações do ano. A Sala 01 apresentou maior  disponibilidade de luz natural, devido principalmente a implantação no terreno com menos obstáculos para a incidência solar direta, além de possuir características construtivas que facilitam a reflexão da luz no ambiente. A Sala 02 registrou maior número de horas com nível de luminância inferior ao recomendado pela NBR 5413/1992, havendo a necessidade de um tempo maior de uso de luz artificial no ambiente onerando os gastos com energia elétrica. Desta forma, há necessidade de adequação da arquitetura local às reais condições climáticas da cidade, de maneira a atenuar o desconforto lumínico, favorecendo a eficiência energética e contribuindo na concepção de novos espaços escolares, no sentido de otimizar ambientes de sala de aula saudáveis aos usuários.
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