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BRANDSTETTER, M. C. G. O. Proposta conceitual e metodológica de investigação dos clientes de espaços edificados: uma contribuição à avaliação pós-ocupação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Resumo

Proposta: O trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição metodológica e conceitual à área do conhecimento da avaliação pós-ocupação, mediante o conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor. Uma revisão teórica é feita inicialmente considerando os três processos tradicionalmente estudados na literatura da arquitetura e nos textos sócio-demográficos: a mobilidade, a escolha e a satisfação residencial. Posteriormente é feita uma revisão sobre os métodos de investigação da preferência da demanda. Método de pesquisa/Abordagens: A proposta metodológica considera a análise conjunta da satisfação residencial relativa aos aspectos técnicos-construtivos e os processos de escolha e mobilidade residencial. O método de pesquisa proposto é o estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados em dois momentos diferentes: 50 estudos de caso foram realizados no ano de 2004. Cerca de 20 estudos de caso foram realizados no ano de 2007 com o intuito da continuidade da metodologia proposta. Uma visão geral do protocolo do estudo de caso múltiplo é apresentada, com a descrição das fontes dos dados, atividades envolvidas e procedimentos adotados para escolha e análise dos dados. Entre os fatores investigados podem ser citados: o perfil sócioeconômico familiar e análise dos processos de compra do imóvel e uso da moradia, tendo como veículo de investigação, a caracterização da carreira habitacional. Resultados: O trabalho conclui salientando a aplicabilidade e eficiência da metodologia para os estudos que buscam caracterizar o comportamento do consumidor. Contribuições/Originalidade: O emprego de uma metodologia de investigação do comportamento da demanda mediante o uso do conceito da carreira habitacional, permitindo a união de variáveis relacionadas aos processos de mobilidade, escolha e satisfação residenciais.

Abstract

Proposal: This study aims to offer a methodological contribution to POE – Post Occupancy Evaluation by studying the consumer behavior and the concept of a housing career. A theoretical revision is made initially considering three processes of architecture and socio-demographic literature: mobility, choice and residential satisfaction. Later a revision concerning inquiry methods of demand preference is also presented. Methods: It is proposed a methodology which combines the examination of housing attributes and behavioral attitudes about residential mobility, choice and satisfaction. The research method is the multiple case study. The data had been collected at two different moments: 50 studies had been carried in 2004. About 20 studies of case had been carried in 2007. A general vision of the multiple case study is presented, with description of the sources of the data. The analysis considered: socio-economical characteristics, the analysis of choice and mobility by the characterization of the housing career. Findings: The work concludes pointing the applicability of the methodology for the consumer behavior studies. Originality/value: The concept of housing career provides a useful way of integrating the processes of residential choice, mobility and satisfaction.
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