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GONÇALVES, O. M. et al. Análise do perfil de abastecimento de água em edificações escolares públicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3354-3363.
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Resumo

Para o adequado dimensionamento de componentes do sistema predial de água fria, torna-se necessário conhecer não somente o volume total consumido, mas também o seu comportamento ao longo de um determinado período de tempo. Nesse sentido, foi instalado um sistema de medição remota em escolas da rede municipal de Campinas para a coleta de dados de consumo de água. Este trabalho apresenta o comportamento do abastecimento de água ao longo das horas do dia e uma análise comparativa dos volumes consumidos nos diferentes dias da semana, além de estabelecer diretrizes para a estimativa do consumo médio de água para escolas de diferentes modalidades de ensino. Análises estatísticas foram efetuadas, sendo verificado que a variação no consumo diário não é meramente aleatória em todas as escolas analisadas, existindo causas para a mesma (sazonalidade do consumo, ocorrência e/ou conserto de vazamentos, etc.). Também foi verificado que existe uma pequena variabilidade do consumo em determinados dias da semana e mensalmente. Em função das observações efetuadas, é evidente a necessidade de padronizar um método para a determinação do consumo histórico, de forma a possibilitar análises comparativas com outras escolas. Por fim, são também apresentados valores do indicador de consumo para escolas de diferentes tipologias, os quais podem ser utilizados para a estimativa do consumo em edificações novas ou como padrões de referência programas de conservação de água.

Abstract

It is necessary not only to know the total daily water consumption, but also its shape during the hours of the day for an adequate dimensioning of water system supply components. In this way, it was installed an automatic remote system in public schools of Campinas, Sao Paulo, for the collection of water consumption data. This article presents the data analysis of the water supply pattern during the hours of the day and a comparative analysis of the total volumes consumed in the weekly days, besides the establishment of premises for the average consumption determination in different types of schools. Statistical analyses were done and the conclusion was that the variability in the daily water consumption is not aleatory, with some aspects that determine it (water consumption seasonality, water leakage and/or leakage repair, etc). It was also observed that there is a small variability of the water consumption in some days of the week and in the months. Based on observations made in this investigation it was concluded that it is necessary to standardize the method for determining the historic consumption therefore to permit comparative analysis with other similar schools. Finally, it is also presented water consumption indicators for different type of schools, which can be used for the water consumption estimation in new constructions or as a standard in water conservation programs.
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