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YWASHIMA, L. A. et al. Método para avaliação da percepção dos usuários para o uso racional da água em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3480-3489.
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Resumo

O desperdício de água devido às perdas por vazamentos ou pelo mau uso desse insumo é de grande magnitude em escolas públicas, conforme atestam diferentes autores. Assim é de fundamental importância identificar onde o mesmo pode ocorrer, de modo a subsidiar ações para a sua redução. Assim, o presente trabalho propõe um método para a avaliação da percepção dos usuários para o uso racional de água nas atividades realizadas em escolas, tendo como objeto de estudo as unidades da rede pública de ensino da cidade de Campinas. A coleta dos dados consistiu essencialmente na aplicação de questionários aos usuários para a caracterização das atividades realizadas com o uso de água e respectivas formas de realização, além da observação direta efetuada em escolas de cada tipologia de modo a levantar um dia típico de consumo. A partir do levantamento realizado, foi proposto um método para a avaliação da percepção dos usuários para o uso racional da água em cada ambiente e na escola como um todo. Os resultados da referida avaliação fornecem indicativos dos ambientes onde os desperdícios são maiores e quais pontos deveriam ser focados para se otimizar o uso da água no ambiente escolar. Além disso, podem subsidiar a elaboração de campanhas de sensibilização e a definição de temas a serem contemplados dentro da educação ambiental na tipologia em estudo.

Abstract

According to different authors, the waste of water caused by leakage losses or by the bad use of it is large in public schools. It’s very important to identify where those waste occur, in order to subsidy actions in the direction to reduce it. In this way, the present paper proposes a method for the evaluation of the users’ perception for rational use of water in the activities realized at schools, having as the main objective the Campinas public schools units. The collection of the data consisted in application of questionnaires to the users for the characterization of the activities that include the water use and respective ways they were doing, besides the direct observation in schools of each type in order to characterize one typical day of water consumption. From the survey realized, a model for the evaluation of users’ perception for the rational use of water in each room and in the entire school. The results of this evaluation give information of rooms where the waste of water is higher and in which points should focus to optimize the water use in schools. Besides that, the results of this paper can contribute the elaboration of sensitization campaigns and the definition of subjects to be contemplated in environment education in this typology in study. 
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