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Ywashima, L.; Ilha, M.; Granja, A. Avaliação econômica da instalação de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo de água: estudo de caso de escolas da rede pública de Campinas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1-10.
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Citações: 1
Índice h: 1  
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Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: 8

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Número de Trabalhos: 22 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 41
Índice h: 2  
Co-autores: 77

Resumo

 A água é um dos mais importantes insumos utilizados nas edificações, devido a sua relação com a vida humana e, de outro lado, pelos elevados índices de desperdício. O consumo de água em uma edificação, constante na conta de água, pode ser dividido em duas partes: uso e desperdício. Nas escolas públicas brasileiras, é freqüente o uso não racional desse insumo. A realização de campanhas de sensibilização e a instalação de tecnologias economizadoras podem contribuir para a redução do desperdício. Inserido nesse contexto, a partir de um estudo desenvolvido em uma amostra de escolas públicas de Campinas, São Paulo, Brasil, esse trabalho apresenta um método para a avaliação econômica da implementação de tecnologias economizadoras de água nessa tipologia de edificação. Efetuou-se um levantamento bibliográfico dos critérios utilizados para a avaliação econômica de investimentos, com a explicitação das vantagens e desvantagens oriundas do emprego de cada um deles. Por fim, os resultados obtidos com a aplicação do referido método em uma escola de ensino fundamental apontam para a viabilidade econômica e financeira da instalação de equipamentos economizadores.

Abstract

 Water is the most important input used in buildings, due to its relationship with the human life and, on the other hand, high level of wastes. The water consumption in buildings, which is printed in the water bill, can be divided in two parts: use and waste. In Brazilian public schools, the use of water is frequently not rational. Awareness campaigns and installation of water saving equipments can help for the reduction of waste. Inserted in this context, based on a study developed in public schools located in the city of Campinas, Sao Paulo, Brazil, this paper presents a method to make economic evaluations of the installation of water saving equipments in this type of building. A bibliography survey concerning the most used economics indicators for this evaluation, with the advantages and disadvantages of each one are also presented. Finally, results obtained with the application of this method in a middle school indicate economical and financial feasibility of the installation of the water saving equipments.
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