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ROBERT, G. R. T.; GRANJA, A. D. Engenharia de valor na concepção de unidades comerciais de varejo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2586-2596.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 22 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 41
Índice h: 2  
Co-autores: 77

Resumo

O conceito de geração de valor para o cliente tem sido apontado como uma ferramenta promissora para empresas que visam aumentar sua margem de lucro e eficácia no processo produtivo. O objetivo deste trabalho foi abordar os conceitos de engenharia de valor e aplicá-los na concepção de um empreendimento de unidades comerciais de varejo. Para esta aplicação foi realizado um estudo de caso com quatro empreendimentos, divididos em duas etapas cada qual com dois empreendimentos simultâneos. A idéia principal foi projetar e especificar as edificações a um custo permissível de construção por meio de intervenções na concepção, sem, no entanto reduzir valor sob a ótica do cliente. Para a identificação do que é considerado valor pelo cliente, foi consultado o SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa onde foi desenvolvido o estudo de caso, a fim de identificar os elementos que não agregam valor à construção, da qual o próprio cliente faz uso para o consumo. Os resultados indicam uma redução dos custos de implantação da ordem de 9%, baseado em valores históricos de construção dos mesmos tipos de empreendimentos. 

Abstract

The concept of value generation for the customer has been pointed out as a promising way for companies which aim to increase its level of profit and the effectiveness on its productive process. The aim of this article was to deploy the concepts of value engineering and apply them in the project conception of brand retail units. For this application a case study with four units was realized, divided in two stages each one with two simultaneous units. The main idea was to design and to specify the units with a allowable cost of construction by interventions in the conception stage, without reducing value from the costumer’s perception. To identify what is considered value for the costumer, the CSA (customer service attendance) of the company where the case had been developed was consulted, in order to identify the elements that do not add value to the construction, which the costumer uses for consumption. The results indicate a reduction of the costs around 9%, based in historical values of construction of the same types of units. 
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