Mais informações

FREITAS, Maria do Carmo Duarte et al. Visualização e análise da informação científica divulgada no Youtube. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 1., 2015, Guimarães. Anais... GuimarÃes, 2015.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 8

Resumo

A organização do V Encontro sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (ELECS,2013) inovou com a implantação de um formato diferenciado denominado vídeo pôster. Ostrabalhos, após o evento, continuam disponíveis no You Tube™. A divulgação em mídia dinâmicatraz ainda um novo conceito para tratamento e visualização científica que possibilita explorarcomo os pesquisadores estão recuperando os vídeos e estes dados e informações podem serdiscutidos graficamente, com vistas a obter compreensão e insight para novas pesquisas. Ométodo compreendeu primeiro a organização dos vídeos segundo a concepção do ELECS,dividida em três áreas de concentração, posteriormente a inserção no canal e, por fim, adivulgação nas mídias sociais com estratégias de acompanhamento das visitas. Os resultadosfornecem indicadores, relacionados com a publicação de recursos de ensino e aprendizagem no domínio da competência de seleção da informação, tais como definição de tag, metadados enomenclatura técnica utilizada entre outros.

Abstract

The organization of the V Sustainable Buildings and Communities Meeting (ELECS,2013) innovated with the implementation of the “Video Poster”, an innovative format of presentation.Documents can still be retrieved on YouTube™ after the meeting. The dynamic mediadissemination brings a totally new concept of scientific treatment and visualization, that graphicallycan discuss how researchers are retrieving the video, creating insights and new researchunderstandings. The procedure consisted in an initial verification of the video organization accordingto the ELECS conception, divided in three areas of knowledge, then the insertion of thevideo into the youtube channel and the dissemination using some strategies in social medias,monitoring the results. The results provide indicators related to the publication of resources forteaching and learning within the responsibility of selecting information, such as the definition oftag, metadata and technical terminology used, among others.
-