Mais informações

DORNELES, J. B. et al. Montagem de carrinhos : aprendizado de conceitos da construção enxuta por meio de jogos didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2229-2238.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 4

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: A Construção Civil vem delineando caminhos para processos produtivos mais adequados, mediante o uso de técnicas gerenciais modernas, a exemplo da Construção Enxuta, de modo a aumentar a produtividade e competitividade. O uso de jogos didáticos em equipe trabalha estas técnicas por meio da simulação do processo produtivo, com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe. Método de pesquisa/Abordagens: Este assunto é abordado no presente trabalho através de micro processos, representados por jogos em equipe, que podem retratar as dificuldades encontradas nos macros processos correntes na Indústria da Construção Civil. Neste trabalho, realizaram-se simulações do processo de montagem de carrinhos, de modo a comparar o desempenho do grupo em diferentes formas de organização do processo produtivo. Resultados: Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos, tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Contribuições/Originalidade: Este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da construção enxuta.

Abstract

Propose: Construction industry looks for more adequate productive processes, by means of the use of modern managemental techniques, like the Lean Construction, in order to increase the productivity and competitiveness. Teams’ didactics games work these techniques by means of the simulation of the productive process, with the objective to improve the productivity of the team. Methods: This paper uses the processes micro, represented by team games, which can show the difficult of processes macro in construction industry. It was doing simulation of assembly cars parts for compeered with different forms of production process organization. Results: The investigation result in the production time reduced through elements evaluation, how: activities distribution between station works, used of prefabrication materials, stock reduced, and station work reduced. Value/originality: This method of education, by means of the simulation accomplishment, facilitates the understanding of new concepts, like the lean construction. 
-