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VIEIRA, G. A. R. et al. Análise de diretrizes para o setor de serviços em projetos de habitação social. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

Pesquisas de satisfação, realizadas em habitações na Cidade de Fortaleza, identificaram quecozinhas e lavanderias (que constituem o setor serviço da habitação) são os cômodos queapresentam baixos índices de satisfação e elevados índices de importância para os clientes.Diante disto, buscou-se identificar o quanto determinados projetos atendem a estes requisitosde valor para os clientes. Para isto, foram avaliadas sete tipologias diferentes de unidadeshabitacionais de três conjuntos habitacionais em Fortaleza, com base nas diretrizes para osetor serviço. Tais diretrizes foram propostas por Lima (2011), a partir de um estudo dasprincipais inadequações de projeto no setor serviço de HIS. O objetivo principal do presentetrabalho foi avaliar, nos projetos selecionados, o cumprimento das diretrizes propostas napesquisa citada. Como objetivos específicos, buscaram-se verificar quais diretrizes forammais atendidas na amostra selecionada e quais conjuntos habitacionais satisfizeram melhoràs mesmas. Foi constatado que as tipologias estudadas possuem um número significativo deinadequações projetuais, visto que, em média, apenas quarenta e oito por cento das diretrizesque serviram de base para as análises foram devidamente atendidas. Isso revela o quanto osetor de serviço é desconsiderado em projetos de HIS.

Abstract

Satisfaction surveys carried out in low-income housing in the city of Fortaleza found thatkitchens and laundries (which constitute the service sector) are the rooms that have low levelsof satisfaction and high levels of importance to customers. Given this, we sought to identifyhow certain projects meet some requirements of customer’s value. To this end, we evaluatedseven different types of housing units in three housing projects in Fortaleza, based onguidelines for the service sector. These guidelines were proposed by Lima (2011), from astudy of the major inadequacies in low-income housing designs. The main objective of thisstudy was to evaluate the selected projects compliance with the guidelines proposed by thecited research. Specific objectives sought to determine which guidelines were more satisfiedin the selected sample and which project best satisfied them. It was found that the typesstudied have a significant number of design inadequacies: on average, only forty-threepercent of the guidelines were appropriately answered. This reveals how much the servicesector is neglected in low-income housing projects.
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