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Pereira, Alice et al. BIM BR: uma proposta de modelo para desenvolvimento e teste de processos e protocolos para uso de tecnologias BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-12.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 46
Índice h: 5  
Co-autores: 107

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 115
Índice h: 9  
Co-autores: 165

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O artigo proposto expõe os trabalhos iniciais de um projeto de pesquisa recém-criado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e faz parte do projeto PNPD (Programa Nacional de Pós doutorado), que está sendo desenvolvido na Pós- Graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina. cujas metas respondem a uma necessidade imediata decorrente das mudanças de paradigma globais relacionados à produção na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O objetivo do artigo é apresentar um modelo para desenvolvimento e teste de processos e protocolos de integração de diferentes interfaces BIM no projeto arquitetônico, visando a implementação prática no ensino de arquitetura. O estudo propõe exemplos de metodologias para inserir múltiplas disciplinas, já suportadas por plataformas BIM, no ensino de projeto através de produtos específicos gerados por estas plataformas. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre experiências de implementação de tecnologias BIM em ambientes acadêmicos relacionando com exemplos da prática profissional. O escopo da revisão para a geração do modelo parte de estudos quantitativos e qualitativos e seu processo dedutivo toma como referência experiências de ensino, em primeira mão, valendo-se destas tecnologias em ateliês de projeto. Como resultado, é elaborado e proposto um modelo de pesquisa para desenvolvimento e teste de processos e protocolos de integração de diferentes interfaces BIM, incorporando conceitos específicos ao ato de projetar uma edificação. Também são incorporados princípios de aferição de ferramentas, geração e consumo de produtos específicos de plataformas BIM. Este modelo permite assim, a busca de soluções que se adéqüem às realidades do Brasil, bem como a aplicação em seus respectivos meios acadêmicos, especificamente em ateliês de arquitetura. O resultado do estudo entra no cerne da discussão sobre o potencial de integração decorrente do princípio conceitual gerado por tecnologias BIM tanto na prática quanto no ensino da arquitetura.
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