Mais informações

FALCÃO, Thiago de Faria; BRANDSTETTER, Maria Carolina Gomes de Oliveira. Proposta de melhorias da eficiência logística: estudo de caso para a execução de revestimentos argamassados. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Na indústria da construção a aplicação do gerenciamento logístico é complexa devido às particularidades deste setor. Apesar das atividades de transporte, formação de estoques e comunicação sempre terem existido, a preocupação com essas parece se dar de maneira isolada. O presente trabalho tem como objetivo gerar diretrizes para melhoria da eficiência logística nos canteiros de obras, apresentando uma metodologia que visa caracterizar o processo de revestimento interno em argamassa. A metodologia foi aplicada em um canteiro de obras referente a um empreendimento residencial multipavimentos localizado na cidade de Goiânia. Para caracterização da empresa e de fatores relacionados às suas atividades logísticas foi elaborado um questionário estruturado englobando o perfil da empresa, seu porte, ramo de atuação, formas de racionalização da produção e a estratégia competitiva genérica adotada. Primeiramente um registro analítico dos fluxos físicos do processo foi feito, para melhor detalhamento e diagnóstico de possíveis pontos de melhoria e otimização dos mesmos, em termos de materiais envolvidos em cada uma das tarefas realizadas. Posteriormente um estudo de produtividade foi conduzido para identificação dos fatores intervenientes responsáveis pelo decréscimo na produção das equipes envolvidas com a execução do processo estudado. A partir destas análises, foram sugeridas algumas diretrizes para melhoria da eficiência logística, entre as quais uma foi implementada – o emprego da argamassa industrializada. A implementação desta diretriz proporcionou uma queda percentual significativa quando comparadas as produtividades diárias e potenciais nos dois instantes: antes e após a implementação da diretriz. Este percentual passou de 161% para 63% levando em consideração os maiores valores obtidos nos dois momentos. O trabalho ainda conclui apontando que a gestão dos fluxos físicos em canteiros de obras causa impactos na produtividade e que devem ser planejados e geridos, através de ferramentas de baixo custo e de fácil utilização nos canteiros de obras. 

Abstract

In the construction industry the application of logistics management is complex. Despite the transport activities, training and communication stocks have always existed, the concern for these seems to give isolated. The present work aims to produce guidelines for improving logistics efficiency in construction sites, showing a methodology that aims to characterize the coat of mortar process. The methodology was applied on a construction site of a residential building located in the city of Goiânia. For characterization of the company and factors related to their logistical activities was elaborated a structured questionnaire encompassing the company profile, its size, activities, ways to rationalise production and the generic competitive strategy. Primarily a record of contents of process physical flows was done, to better detailing and diagnosis of possible points of improvement, in terms of materials involved. Later a productivity study was conducted to identify the actors factors that decrease the production. From these analyses, some guidelines have been suggested for improving logistics efficiency, among which one was implemented – the use of mortar industrialized. The implementation of this guideline provided a significant percentage drop when compared to the potencial and daily productivity in two stages: before and after implementation of the guideline. This percentage increased from 161% to 63% taking into account the greatest values obtained in two times. The work concludes by pointing that the management of physical flows on construction sites cause impacts on productivity and that should be planned and managed, through easy and low-cost tools to use on construction sites.
-