Mais informações

MENDONÇA, Ana Domitila de Almeida; BRANDSTETTER, Maria Carolina Gomes de Oliveira. Aplicação de avaliação pós-ocupação na Universidade Federal de Goiás – estudo de caso na escola de música e artes cênicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Este trabalho busca aplicar a metodologia de Avaliação Pós-Ocupação na Escola de Músicae Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. A metodologia abrangeu acaracterização minuciosa da área investigada, tendo como etapas: a familiarização do objetode estudo, pesquisas quantitativas e qualitativas, análise de dados e propostas de edificaçõese de melhorias no próprio objeto de estudo como lugar de trabalho, aprendizagem econvivência humana. A análise de dados levou a um aprofundamento nas questões acústicase de Programa de Necessidades, uma vez que o objeto investigado abriga os cursos deMúsica, Musicoterapia, Artes Cênicas e o de Direção e Produção de Arte que, devido ao seucrescimento e especificidades físicas das suas instalações, encontra-se com necessidade deexpansão e de espaços muito peculiares a estes cursos. Entre as técnicas de coleta de dadosutilizados na Avaliação Pós-Ocupação, podem ser citadas: [a] walkthrough; [b] as pesquisasquantitativas a partir do emprego de questionários [c] a pesquisa qualitativa mediante o usoda técnica das entrevistas e o emprego da ferramenta denominada “Poema dos Desejos”.Entre os principais resultados, pode-se apontar a falta de conforto acústico entre a grandemaioria dos usuários e necessidade de ampliação de espaços específicos aos cursos daEscola. O trabalho também evidenciou as questões de conflito do cotidiano dentro da escola,notadamente causadas pela falta de espaço físico ou inadequação dos espaços existentespara as atividades acadêmicas. Para realização destas reflexões utilizou-se ainterdisciplinaridade que permite ao pesquisador caminhar por diversas áreas doconhecimento. Diante destes resultados foi possível elaborar propostas de estudospreliminares para reforma no edifício estudado e de novas edificações, para abrigar osLaboratórios de Artes Cênicas e outra para salas isoladas de estudo de instrumentosmusicais.

Abstract

This paper seeks to apply the methodology of Post-Occupancy Evaluation in the School ofMusic and Scenic Arts, from the Federal University of Goiás. The methodology includeddetailed characterization of the investigated building, afterwards the steps: familiarizationwith the object of study; quantitative and qualitative researches; data analysis and proposedimprovements at the subject of study as a place of work, learning and living together. Dataanalysis led to a deepening in the acoustic questions and Needs Program, since the buildinginvestigated take shelter the courses of Music, Music Therapy, Scenic Arts and Art Directionand Production that due their growth and physical characteristics, it is in need expend andspaces peculiar to these courses. Among the techniques of data collection used in the Post-Occupancy Evaluation may be cited: [a] walkthrough; [b] quantitative research by using ofquestionnaires; [c]qualitative research by using the technique o the interviews and use a toolcalled “Poem of Desire”. Among the main results, we can point out the out lack of acoustic comfort in the majority of users and the necessity of expansion to specifics space to the Schoolcourses. The work also detected the conflict questions of everyday life within the school,specially caused by lack of physical space or inadequacy of the existing space for academicactivities. For realization of this reflections was used interdisciplinary that allows theresearcher to walk through different areas of knowledge. Give these results it was possible todraw up proposals for reform and preliminary studies of a new buildings to edifice theLaboratories of Scenic Arts and other to rooms for isolated study of musical instruments.
-