Mais informações

BRANDSTETTER, Maria Carolina Gomes de Oliveira et al. Análise da oferta imobiliária no mercado goianiense - identificação de empreendimentos de maior velocidade de vendas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A análise dos empreendimentos já lançados no mercado imobiliário é importante para acompreensão do mesmo e formulação de diretrizes estratégicas tanto de produção quanto demercado. Este trabalho propõe a caracterização do mercado imobiliário da cidade deGoiânia considerando as tipologias de um, dois, três e quatro quartos, o que abrange tanto osegmento econômico quanto o segmento de alto padrão ofertados entre os anos de 2008 e2011. Busca-se identificar, a partir de uma amostra de empreendimentos, quais fatorespodem ser vistos como determinantes em uma estratégia bem sucedida de lançamento emarketing baseado na sua velocidade de venda. O levantamento dos dados foi feitoconsiderando relatórios de mercado provenientes de entidades do setor imobiliário como aADEMI-GO, material de veiculação e propagandas, sites de construtoras e entrevistas com ocorpo gerencial de empresas construtoras atuantes no mercado local. Uma análise maiorconsidera as variáveis principais para o mapeamento do mercado tais como: percentualrelativo de vendas, velocidade sobre a oferta, disponibilidade e vendas por tipologia, faixa depreço praticado, faixa de área privativa, localização, área privativa, número de vagas degaragem e itens de área comum. O trabalho conclui fazendo apontamentos quanto às vendaspor segmento e destaca a importância do conhecimento de mercado, permitindo que asestratégias sejam direcionadas às características de localização que são mais valorizadaspor cada segmento.

Abstract

The analysis of real estate market is important for understanding and formulation strategicguidelines both market and production. This work proposes the characterisation of the realestate market in the city of Goiânia considering the typologies of one, two, three and fourbedrooms, which covers both economic segment and high standard segment offered between2008 and 2011. It was identified from a sample of enterprises, which can be viewed asdeterminants factors in a successful marketing strategy based on their speed of sales. Thesurvey was done considering market reports from entities of real estate industry as ADEMIGO,serving advertisements, materials and construction sites and interviews with themanagerial companies in the local market. A larger analysis considers the main variables forthe characterization of the market such as: relative percentage, sales on the offer,availability, speed and sales by price range, typology, private area, location, private area,number of parking and common area items. The work concludes by making notes regardingsales by segment and highlights the importance of knowledge of the market, pointing thelocalization features that are more valued by each segment.
-