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PANETO, Greicikelly Gaburro; ZANNIN, Paulo Henrique Trombetta; DE ALVAREZ, Cristina Engel. Caracterização do ruído de tráfego automotor em espaços públicos na cidade de Vitória/ES. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 1., 2015, Guimarães. Anais... GuimarÃes, 2015.
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Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Co-autores: 3

Resumo

A população das cidades atualmente tem sido exposta a altos e frequentes níveis deruído, que podem acarretar em desconforto e problemas de saúde. Considerando que grandeparte desse ruído provém da emissão de veículos automotores, o objetivo dessa pesquisa foiavaliar o nível de exposição da população em áreas públicas, considerando a influência datipologia edificatória. A metodologia utilizada foi estruturada a partir da revisão do estado daarte e simulações computacionais, tomando como estudo de caso uma parcela da área urbanana cidade de Vitória/ES. Constata‐se que a propagação do som obedece à lei da propagação emcampo livre, mas que também é influenciada pela reflexão nos volumes da massa edificada doentorno dos espaços abertos na cidade, e que os níveis de ruído encontram‐se acima dorecomendado pela norma brasileira. Tais resultados podem nortear alterações necessárias nosPlanos Diretores municipais, a fim de gerar mecanismos de controle do ruído, especialmente emáreas com alta densidade urbana.

Abstract

Currently the cities population has been exposed to high and frequent noise levels,that may cause discomfort and health problems. Considering that much of the noise comes fromthe emission of motor vehicles, the objective of this research was to evaluate the level ofexposure of the population in public areas, considering the influence of edificatoria typology.The methodology builds upon the review of the state of the art and computer simulations, takingas a case study a portion of an urban area in the city of Vitória / ES. It appears that the soundpropagation obeys the law of propagation in free field, but is also influenced by reflection inmass volumes built around the open spaces in the city, and that the noise levels are above therecommended at Brazilian standard. These results can guide necessary changes to the Plansmunicipal officers, in order to generate mechanisms of noise control, especially in areas withhigh urban density.
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