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ZANNIN, Paulo Henrique Trombetta et al. Comparação entre tempos de reverberação calculados e medidos. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 4, p. 75-85, out./dez. 2005.
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Resumo

A qualidade das atividades educacionais depende fortemente das condições acústicas das salas de aula. Este artigo apresenta uma avaliação de dois métodos teóricos de cálculo para o Tempo de Reverberação (TR) em salas de aula, fundamentados na fórmula de Sabine e de Hohmann, Setzer e Wehling. Como objeto de estudo foram utilizadassalas de aula da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizadas no CampusIII, Setor de Tecnologia, Bloco IV, situadas na cidade de Curitiba, Brasil. Paracorroborar os valores encontrados com a aplicação das fórmulas, foram realizadasmedições de TR in situ. Os resultados obtidos mostram a Equação de SabineModificada (Método Indireto) como a mais indicada, por se aproximar dos valores de tempos de reverberação experimentais.

Abstract

The quality of educational activities strongly depends of the acoustic conditions ofclassrooms. This article presents an evaluation of two theoretical methods ofcalculation of the Reverberation Time (RT) in classrooms, based on the formula ofSabine and Hohmann, Setzer and Wehling. This study was carried out inclassrooms of the Federal University of the Paraná (UFPR), located in CampusIII, Sector of Technology, Block IV, located in the city of Curitiba, Brazil. RTmeasurements have been made in situ, aiming to corroborate the results obtainedform the application of formula,. The results indicate that the modified formulaeof Sabine (Indirect Method) is the most suitable one, since the calculated value arethe closest ones to the measured reverberation values.
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