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FORMOSO, C. T.; BRITO, J. Avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social com base no valor percebido pelo usuário. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais...  Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
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Resumo

 O produto da construção, principalmente o produto habitacional, destaca-se por possuir características distintas se comparado a outros produtos da manufatura. A habitação agrega, além do significado físico, significados emocionais aos usuários deste produto. No entanto, as avaliações de empreendimentos habitacionais de interesse social são frequentemente realizadas com foco nos atributos do produto, sem que seja considerado o seu significado simbólico. A falta de entendimento das relações existentes entre as características físicas dos empreendimentos habitacionais e o objetivo esperado pelos usuários finais é um entrave para a melhoria da provisão habitacional. Neste artigo, propõe-se estruturar um instrumento de coleta de dados para avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social com base na percepção de valor dos usuários finais. Para isso, os fatores concretos e abstratos da habitação foram considerados na construção de um questionário com questões fechadas, o qual foi resultou de uma revisão sistemática de literatura e foi baseado na teoria da cadeia mios-fim e na técnica laddering. As principais contribuições estão relacionadas ao método de construção do instrumento e ao mapa de hierarquia de valor resultantes da revisão sistemática de literatura. O mapa hierarquiza os fatores mais importantes da habitação sob a ótica da literatura nacional norteando construção do questionário, o qual servirá como uma importante fonte de informação para tomadores de decisão relacionados ao projeto e a provisão de novos empreendimentos.

Abstract

 The product of construction, specially the habitational product, stands out for its particular characteristics when compared to other manufacturing products. To the users, habitation brings not only physical meaning, but also emotional attachment. However, the evaluations of the housing enterprises focus on the product’s attributes, rather than considering its symbolic meaning. The lack of understanding in the existing relations between physical and emotional characteristics of the housing enterprises and the expected objective by the end user is an obstacle to the improvement of the housing provision. In this article, we propose to structure a data collection instrument to evaluate housing enterprises of social interest based on the value perception of the end users. To achieve this objective, abstract and concrete factors of the habitational product were considered to build a questionnaire with close-ended questions. A systematic review was responsible for the instrument’s guidelines, and the questions are based on the means-end chain and on the laddering technique. The main contributions of this work are related to the instrument’s construction method and to the value’s hierarchy map, which is based on the systematic review. The map ranks the most important factors of habitation from a national literature point of view. Hence, it is an important source of information for the decision makers of the projects, as well as the provision of new enterprises.
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