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FONSECA, Ligiana Pricila Guimarães; CARLO, Joyce Correna. Ferramentas didáticas para apoio às disciplinas da área de conforto ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 12

Resumo

Em 2010 foi desenvolvida uma pesquisa no Departamento de Arquitetura e Urbanismo daUniversidade Federal de Viçosa com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dosconceitos de eficiência energética entre os professores de projeto arquitetônico e alunos dodepartamento. Os resultados da pesquisa indicaram que apenas 46% dos alunos eprofessores afirmavam possuir um nível de conhecimento em eficiência energética bom.Como consequência, esta pesquisa se propôs a desenvolver ferramentas didáticas queauxiliem no ensino das disciplinas de conforto ambiental, e facilitem a assimilação dosconceitos por parte dos alunos. As ferramentas propostas relacionam-se à iluminação naturalem ambientes internos com o uso de proteções solares e fenômenos que envolvem trocastérmicas. Como método de pesquisa foi proposto: levantamento bibliográfico; elaboração deferramentas didáticas e levantamento dos recursos a serem utilizados em sua confecção; aexecução dos protótipos; e, por fim a avaliação do seu desempenho e possíveis correções. Osequipamentos desenvolvidos para a disciplina de conforto térmico foram aplicados duranteas aulas do 1º semestre, quando questionários referentes ao aprendizado do estudante comcada ferramenta foram aplicados. Uma pontuação do sucesso de cada ferramenta foielaborada com base no questionário. As ferramentas testadas obtiveram uma boa pontuaçãono entendimento dos alunos sobre o tema abordado. Espera-se que os experimentosrealizados possam contribuir na melhoria da qualidade do aprendizado dos estudantes, etambém como base teórica para abstrair os fenômenos físicos na elaboração de projetosarquitetônicos.

Abstract

In 2010 a survey was developed in the Department of Architecture and Urbanism, FederalUniversity of Viçosa, to evaluate the level of knowledge on of energy efficience conceptsamong teachers and studens of the Arquitecture and Urbanism course . The survey resultsindicated that only 46% of the students and teachers claimed to have a knowledge level inenergy efficience which they considered good. As a consequence, this study aims to developdidactic tools which helps teaching the environmental comfort subjects and the knowledge ofthose concepts by the students. The proposed tools regard teaching daylighting through solarprotections and phenomena involving heath changes. The research method was: literaturereview, design of the tools and survey of the necessary ressources to assemble it, assemblingand devemlopment of prototypes; and finally, a performance evaluation and a review foradjustments. The equipment developed for the thermal comfort subject were tested during thefirst semester, when questionnaires regarding the perceptions and student knowledge wereused to evaluate each tool. A scoring system regarding the performance of each tool wasdeveloped based on a questionnaire. The tested tools presented high scores among thestudents. It is expected that the experiments can contribute in improving the quality of studentlearning, as well as a theoretical base to understand the Physical phenomena in thedevelopment of architectural designs.
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