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OCHOA, Juliana Herlemann; ARAÚJO, Daniel Lima; SATTLER, Miguel Aloysio. Análise do conforto ambiental em salas de aula: comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 91-114, jan./mar. 2012.
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Resumo

Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. Apesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar ainfluência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física dasmesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados pormodalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximasaos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram atemperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos(soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se queapesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados dedesempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados.Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuáriosdas salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação acada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos eperceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes comos resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.

Abstract

This paper deals with the on-site evaluation of indoor environmental comfort inclassrooms of two buildings at the Federal University of Goiás, characterized bydifferent architecture and construction techniques. This study aims to analyzethese buildings in order to identify the influence of the construction techniques andphysical conformation on environmental performance. The technical data werecollected and analyzed according to the type of comfort. The measurementsconcerning visual comfort were undertaken around the time of the annual solsticesand equinoxes. Indoor microclimatic data, i.e. air temperature and relativehumidity, were collected over eleven months. A simplified soundscapecharacterization was performed with the aid of sound pressure levels, which werecollected over a whole day, in the midst of daily activities. It was observed thatalthough the buildings have similar solar orientation, the visual and thermalcomfort in these buildings were quite different. In addition to the technicalevaluations, questionnaires were also applied to the occupants of the classroomsin order to get their perception for each type of comfort. The comparison of thetechnical data and the occupants’ perception shows that the opinions of theoccupants were not consistent with the technical results. A discrepancy wasidentified between the proposal of comfort zones adopted and the occupants’comfort perception in those buildings.
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