Mais informações

BASTOS, Marilda Antonini Ribeiro; DE SOUZA, Henor Artur. Visão crítica do consumidor final de edificações que incorporaram sistemas construtivos inovadores. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis, 2006. p. 2036-2048.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: A introdução em massa de materiais e componentes industrializados exógenos, com tecnologias de montagem próprias e certificações adequadas às suas realidades de origem, no mercado nacional, tem gerado um uso indiscriminado de inovações construtivas, que, na maioria das vezes, não se constituem como parte de um processo reestruturador da produção do espaço edificado. Considerando usuários de quatro edificações, que incorporaram componentes construtivos inovadores, avalia-se o nível de consciência destes usuários nas relações de consumo destes espaços, o grau de satisfação e, conseqüentemente, a visão crítica que, a partir do uso, formaram sobre as inovações observadas. Método de pesquisa/Abordagens: Pesquisa de campo de abordagem quantitativa com uso de questionário como instrumento de coleta de dados. Resultados: Evidenciam os níveis de informação que os consumidores finais têm sobre as inovações construtivas, como se dá e qual o nível de percepção das diferenças físicas proporcionadas pela introdução das mesmas na materialidade dos espaços, além de retratar como estes usuários avaliam a adequação delas a partir de sua vivência. Contribuições/Originalidade: Um novo quadro de produção de espaço edificado urbano que se pretenda ser mais racionalizado e de maior qualidade depende, além dos esforços imprimidos no aprimoramento de processos e qualificação dos agentes responsáveis, da essencial participação do usuário, que, como consumidor final deve dispor de meios que lhe proporcione um conhecimento direto para a viabilização de uma prática vivencial e níveis de satisfação autênticos. Palavras-chave: inovações construtivas, relação de consumo do espaço edificado.

Abstract

Propose: Nowadays, the mass introduction, in the national market, of materials and exogenous industrialized components, which have their own assembly technology and certifications adequate to their realities of origin, have generated an indiscriminate use of constructive innovations, that, in most of the times, do not constitute themselves as part of a restructuring process in the production of the built space. Here is presented the quantitative approach investigation with users of four buildings which incorporated semi and/or industrialized constructive components, aiming mainly at the assessment of users' consciousness on the consumption relationship inside these spaces, the degree of satisfaction and, consequently, the critical point of view that was generated considering the observed innovations, through the use of the same. Methods: A field research using questionnaires for collection in a quantitative approach. Findings: The levels of information that the final consumers have in relation to the constructive innovations, how they occur and the level of perception concerning the physical differences provided by the introduction of the same in the materiality of the spaces, apart from portraying how these users assess their adequacy through their living. Originality/value: Thus, it is possible to ascertain that a new schema in the production of an urban built space, which intends to be more rationalized and qualified, depends on, besides the efforts put in the improvement of the processes and qualification of the responsible agents, on the essential participation of the user, who as final consumer must dispose of means that provide them specific knowledge to the viability of an everyday experience and authentic levels of satisfaction.
-