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MARINS, Karin Regina de Casas Castro; ROMÉRO, Marcelo de Andrade. Integração de condicionantes de morfologia urbana no desenvolvimento de metodologia para planejamento energético urbano. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 4, p. 117-137, out./dez. 2012.
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Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar as características gerais de uma nova metodologia para planejamento energético urbano, detalhando os procedimentos para integração de condicionantes de morfologia urbana, que constitui a primeira etapa de aplicação metodológica. Estaabordagem é inovadora e focada na integração de estratégias e soluções emmorfologia e mobilidade urbanas, edifícios, energia e meio ambiente paraplanejamento de áreas em desenvolvimento urbano, novas ou a seremrequalificadas, na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança. A análisedos resultados da aplicação metodológica no caso da operação urbana ÁguaBranca indicou que a ocupação urbana por edificações e as densidades construídae populacional necessitavam ser compatibilizadas com a área livre requerida aoadequado dimensionamento da seção viária, no que tange a aspectos declimatologia e de provimento de infraestrutura e demanda para mobilidade urbana.Esta era uma premissa para o aproveitamento da luz e da energia solar em edificações e para que o sistema de transporte urbano fosse mais funcional e energeticamente mais eficiente.

Abstract

The aim of this paper is to present the general characteristics of a newmethodology for urban energy planning, detailing the procedures for integratingthe constraints of urban morphology, which is the first stage of the methodologicalapplication. This approach is innovative and focused on the integration ofstrategies and solutions in urban morphology and mobility, buildings, energy andenvironment for the planning of urban development areas, either new or to bereclassified, at the district and neighborhood scales. The results of the applicationof this methodology in the case of Agua Branca urban operation indicated that theoccupied area and the built environment and population densities needed to beharmonized with the free area required for the appropriate sizing of the roadsection, with respect to both the urban climatology parameters, and the provisionof infrastructure and demand for urban mobility. That was a premise for the use ofsunlight and solar energy in buildings as well as for having more functional andmore energy efficient urban transport system.
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