Mais informações

OLIVEIRA, Vanessa de Almeida; DE AMORIM, Sérgio Roberto Leusin. Diretrizes para elaboração do plano da qualidade do empreendimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2536-2545.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 18

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Resumo

O Planejamento da qualidade tem se destacado nas estratégias competitivas das empresas certificadas pelo PBQP-H, que vêm executando um Plano de Qualidade de Obras (PQO). Mas, conforme pesquisa de campo, não têm contemplado de modo conveniente as parceiras e os sub-empreiteiros. A proposta de um Plano de Qualidade do Empreendimento (PQE), cujas diretrizes são apresentadas neste trabalho visa elaboração de uma ferramenta que permita otimizar as intervenções dos agentes e eliminar as lacunas e as incompatibilidades ao longo do desenvolvimento do produto. Através de uma pesquisa de campo direcionada ao segmento de edificações realizou-se uma análise crítica de exemplos de Planos de Qualidade de Obras e de Procedimentos Operacionais utilizados na sua elaboração em empresas cariocas certificadas pelo PBQP-H com objetivo de formular um conjunto de diretrizes para elaboração do PQE. A proposta reposiciona o Plano da Qualidade como um documento dinâmico e como um meio de gerenciamento e garantia da qualidade na execução da edificação, contribuindo para a concepção de uma estratégia que minimize custos, conflitos de soluções e retrabalho. A elaboração do PQE possibilita a delimitação clara do papel dos agentes envolvidos no empreendimento e de suas interfaces, permitindo ações integradas e mecanismos de retroalimentação para projetos futuros.

Abstract

The quality planning has been emphasized in the competitive strategies of the companies certified by the PBQP-H, which has been executing a Quality Plan of Constructions (PQO). However, according to field research, the planning has not comprised in a convincing manner the partners and subcontractors. The proposal of a Project Quality Plan (PQE), whose guidelines are presented in this work, aims at elaborating a tool that would allow the optimization of the interventions of the agents and eliminate the gaps and incompatibilities in the course of the development of the product. A critical analysis of examples of Quality Plans of Constructions and Operational Procedures used by companies certified by the PBQP-H in Rio de Janeiro was performed through a field research directed to the segment of edifications. The aim of this analysis is to formulate a set of guidelines for the elaboration of the PQE. The proposal repositions the Quality Plan as a dynamic document and as a means of management and quality guarantee in the execution of the construction, contributing to the conception of a strategy that can minimize costs, solution conflicts, and repetition of work. The elaboration of the PQE enables the clear delimitation of the role of the agents involved in the building project and of their interfaces, allowing integrated actions and feedback mechanisms for future designs. 
-