Mais informações

FREITAS, M. C. D. et al. Comunidade de prática e educação continuada na engenharia civil : a evoluçao do ambiente virtual de aprendizagem - WEBPCO TM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis, 2006. p. 2322-2330.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 14
Índice h: 3  
Co-autores: 40

Resumo

A tecnologia da informação em tempo real possibilita trabalhar colaborativamente, uma vez que permite que de qualquer parte do mundo ocorra a troca e o acesso instantâneo de idéias, reduzindo as distâncias. Este artigo foca a atuação de um grupo de engenheiros civis que virtualmente construíram uma comunidade de prática a partir de um projeto piloto de aprendizagem na Internet – WEB-PCOTM. O ambiente virtual WEB-PCOTM foi o ponto de partida para projetos aplicados na graduação, pósgraduação e em ações para educação profissional continuada. Como resultado de sucessos concretos tem-se que o WEB-PCOTM foi a primeira experiência efetivamente voltada para suprir as lacunas de formação na Engenharia Civil com auxilio da Internet. A comunidade virtual iniciada em 1998 permanece unida em novos projetos que tiveram origem no WEB-PCO e, mesmo distante, os professores continuam a trocar idéias, experiências e participar de outros projetos para Educação Profissional em Engenharia, fortalecendo a comunidade. 

Abstract

Information technology in real time makes collaborative work possible, since it permits from any part of the world to take place the exchange and instant access of ideas, reducing distances. This paper focuses the action of a group of civil engineers that virtually built a community of practice upon participating of a pilot project for a learning environment in the Internet – WEB-PCOTM. This virtual environment was the starting point for projects applied in undergraduate and graduate courses and in actions of continued professional education. As a result of concrete successes it has that WEB-PCOTM was the first experience effectively directed to supply the gap of formation in Civil Engineering assisted by the Internet. This virtual community initiated in 1998 remains joined in new projects originated in the WEB-PCO and, even distant each other, the professors continue changing ideas, experiences and participating of other projects for Professional Education in Engineering, fortifying the community. - 2322 -
-