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DE PAULA, Nathália; UECHI, Mônica Emiko; MELHADO, Silvio Burrattino. Novas demandas para as empresas de projeto de edifícios. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 137-159, jul./set. 2013.
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Resumo

Desempenho, sustentabilidade ambiental de edifícios e BIM (Building Information Modeling) são assuntos em evidência no subsetor Edificações. A proposta deste artigo é analisar as características e o posicionamento de um grupo de sete empresas de projeto de edifícios da cidade de São Paulo, participantes de um programa dedicado ao desenvolvimento gerencial de empresas de projeto, diante das novas demandas de desempenho, sustentabilidade ambiental e BIM, em sua interação com o mercado e clientes. O trabalho de pesquisa foi realizado em duas fases. A Fase 1 teve como objetivo verificar se as demandas estavam sendo consideradas pelas empresas, e intervir para evidenciar a importância de considerá-las estrategicamente, na busca de sua preparação para atender ao mercado. O método de pesquisa utilizado nessa fase foi a pesquisa-ação. A Fase 2 de pesquisa consistiu na aplicação de um questionário, via correio eletrônico, para realizar uma verificação pós-intervenção dos pesquisadores sobre o posicionamento das empresas em relação a essas demandas. Apesar de reconhecer os pontos a trabalhar referentes às demandas, parte das empresas insiste em uma postura passiva diante delas. Recomenda-se que todas as empresas trabalhem seu planejamento estratégico e definam sua atuação, considerando seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Recomenda-se ainda que as empresas analisem se estão preparadas para atender às demandas e verifiquem a necessidade de alteração de seus processos, capacitação, treinamento interno e equipamentos, além de parcerias com os clientes.

Abstract

Performance, environmental sustainability of buildings and BIM (Building Information Modeling) are topics in evidence in the Buildings subsector. Our aim is to analyze the characteristics and positioning of a group of seven building design firms in São Paulo city, participating in a management development program for design firms, regarding the new demands for performance, environmental sustainability and BIM, in their interaction with the market and clients. The research was conducted in two phases. Phase 1 aimed to verify if the demands were being considered by firms and to act in order to highlight the importance of considering them strategically in their preparation to meet the market. The research method used in this phase was the action research. Phase 2 consisted in the application of a questionnaire via webmail to carry out a post intervention analysis by researchers about the firms positioning in relation to these demands. Despite the recognizing the work points related to the demands, some firms persist in a passive behavior regarding them. We recommended that firms work their strategic planning and define their core business, considering their strengths and weaknesses, threats and opportunities. Also, it is recommended that firms assess whether they are prepared to meet the demands and verify the need of change in their processes, staff qualification, internal training and equipment, as well as partnership with clients.
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