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OLIVEIRA, Luciana Alves; BORGES, Carlos Alberto; MELHADO, Silvio Burrattino. Sistemas de gestão integrados : análise em uma empresaconstrutora. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2526-2535.
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Resumo

Uma das abordagens para desenvolver um Sistema de Gestão Integrado (SGI) é alinhar os requisitos das normas de Sistemas de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001:2004) de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001:1999) e de Responsabilidade Social (NBR 16 001:2004) aos da norma de Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001:2000). O SGI pensado desta forma tem como objetivo estabelecer um conjunto de elementos, por meio de diretrizes e padrões normativos, para promover a melhoria da qualidade dos serviços e aumentar a postura preventiva com relação às questões de segurança e meio ambiente. Entretanto, não se tem conhecimento de empresas construtoras brasileiras que tenham sistemas de gestão integrados e certificados de acordo com estes quatro padrões normativos. Assim sendo, o objetivo deste artigo é mostrar como um sistema de gestão integrado poderia vir a ser implementado em uma empresa construtora, considerando os quatro temas: qualidade, ambiente, segurança e responsabilidade social, de acordo com os requisitos abordados pelas normas NBR ISO 9001:2000, NBR ISO 14001:2004, OHSAS 18001: 1999 e NBR 16 001:2004. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico; identificação dos pontos em comum entre as normas; e análise do sistema de gestão de uma empresa construtora (estudo de caso). Uma das conclusões da pesquisa, proveniente especialmente do estudo de caso, é que a integração de aspectos de qualidade, segurança e saúde no trabalho, ambientais e de responsabilidade social pode ser paulatinamente incorporada aos sistemas de gestão das empresas, entre outros aspectos, pela evolução do mercado e das próprias legislações que passam a exigir o cumprimento de todos esses aspectos.

Abstract

One possible approach to develop a Integrated Management System (IMS) is to line up the standards requirements of the Environmental Management System (NBR ISO 14001:2004), the Security and Occupational Health Management System (OHSAS 18001:1999) and the Social Accountability Management System (NBR 16 001:2004) to the Quality Management System (NBR ISO 9001:2000). Reasoning like this, the resultant IMS aims to establish a set of elements to promote the quality improvement of works and to increase the preventive attitude related to security and environment issues. However, it is noticed that none of the brazilian construction companies has a IMS certified against these four standards. Thus, the aim of this paper is to present how a IMS could be implemented in a construction company, considering the four subjects: quality, environment, security and social accountability, according to the requirements of NBR ISO 9001:2000, NBR ISO 14001:2004, OHSAS 18001: 1999 and NBR 16001:2004. In such way, it has been made a bibliographic review; the identification of the common points among the standards and it was analysed the management system of a construction company (case study). One of the conclusions of this research, issued mainly from the case study is that the integration of quality, security and health, environmental and social accountability aspects can be little by little incorporated to the companies management systems, among other reasons, because of the market and legislation evolution in these aspects. - 2526 - 1
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