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PILZ, Silvio Edmundo et al. Verificação da qualidade dos blocos cerâmicos conforme NBR 15270 comercializados em Santa Catarina. Revista de Engenharia Civil IMED, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 19-26, maio/ago. 2015.
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Resumo

A melhoria da qualidade dos blocos cerâmicos propicia a racionalização da utilização dos recursosnaturais e energéticos, a redução de custos, minimizando desperdícios e a ocorrência de manifestaçõespatológicas nas obras, diminuindo esta elevada competitividade. O presente artigo apresenta umresultado da avaliação da conformidade de blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, certificados enão certificados, conforme as prescrições da NBR 15.270:2005, comercializadas na região de Chapecó.Os resultados obtidos demonstraram que os 10 fabricantes certificados e não certificados na região deChapecó – SC, analisados conforme a norma os itens de identificação, características visuais, geométricas,físicas e características mecânicas tem muito que melhorar. Com relação às inspeções visuais,30% das marcas avaliadas foram rejeitadas no quesito identificação e 70% no quesito característicasvisuais. Quanto às inspeções por ensaios, a porcentagem de marcas rejeitadas quanto às característicasgeométricas foi de 30%. Pode-se observar também que 40% dos blocos produzidos na região deChapecó ficaram fora do limite normativo no quesito absorção da água, havendo também um grandenúmero de unidades não conformes no quesito resistência mecânica (60% de rejeição), chegando a umresultado de apenas um lote aprovado em todos os quesitos analisados. Isto confirma a necessidade deinvestimentos em estruturas, tecnologias, técnicas, manuseio e maior grau de fiscalização nos lotes,e principalmente, as empresas compradoras exigirem o mínimo de qualidade, alcançando assim aexcelência e otimização da qualidade dos blocos cerâmicos de vedação. Com a melhoria na qualidadedo produto final e a total adequação à norma, espera-se que as empresas aumentem a competitividadeentre si, fator que beneficia a qualidade do produto consumido e seu consumidor.
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