Mais informações

FERREIRA, M. da G. de V. X.; PRIORI JUNIOR, L.; HAZIN, M. A manutenção pós-ocupação e sua influência na melhoria contínua de produtos e processos na construção civil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 2556-2564.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

O sistema de gestão da qualidade recomenda que as empresas atendam às necessidades atuais e futuras desses mesmos clientes, razão de ser de sua existência, e procurem exceder as suas expectativas em relação ao produto adquirido e aos serviços executados tendo como objetivo permanente a melhoria contínua do desempenho global da organização. Não seria possível ocorrer este melhoramento de serviços e produtos, com os mesmos resultados, sem a retroalimentação do sistema proporcionada pela manutenção pós-ocupação das unidades habitacionais. Este artigo relata uma experiência feita por uma construtora pernambucana que implantou, a exemplo da indústria automotiva, um plano de manutenção preventiva junto aos seus clientes. Dentro desse plano, cada cliente foi visitado por um engenheiro da empresa depois de seis meses após ter recebido a unidade habitacional, visita que se repetiu seis meses depois, gerando um minucioso relatório dos problemas, causas e soluções encontradas. Esse procedimento serviu para realimentar o sistema de gestão da qualidade da construtora. Os resultados obtidos, além de proporcionarem à empresa um fiel retrato de suas obras quanto à durabilidade e ao comportamento dos materiais empregados, contribuíram para elevar o nível de satisfação dos clientes quanto ao produto adquirido, chegando ao patamar de 95% de clientes satisfeitos.

Abstract

The Quality Management System recommends that organizations should satisfy the current and future needs of their clients, because they represent the main reason for their existence. The feedback of data gathered during post-occupation maintenance is a necessary condition to the process of continuous improvement. In that respect, the data provided by this process is of great value for the improvement of the quality management system. This paper shows the experiment carried out by a civil construction company, located in the Brazilian state of Pernambuco, which adopted, drawing upon the example of the automobile industry, a preventive maintenance program for its residential apartments. It this program each apartment was inspected after six months and once again after 12 months from the date in which the residents received the unity. The inspection was conducted by an engineer who then produced a written report which provided data that helped with the perfecting of the company's quality system. This process not only contributed to drawing a profile of the company's apartment buildings, but also, helped to improve the degree of satisfaction shown by the residents to a standard of 95% of satisfied clients. 
-