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HENRIQUES, Cristiane Lopes; FREITAS, Arlene Maria Sarmanho; DE SOUZA, Henor Artur. Escolas utilizando sistema construtivo em perfis de aço formados a frio: condicionantes de projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3175-3184.
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Resumo

Proposta: O Brasil apresenta um grande déficit de soluções adequadas a suprir a demanda de unidades escolares de pequeno e médio porte, configurando um panorama de escolas extremamente desatualizadas e ineficientes às atividades a que se destinam. Propõem-se, neste trabalho, condicionantes específicas para o desenvolvimento de projetos de unidades escolares de ensino infantil, fundamental e médio, destinadas à implantação em pequenas cidades, comunidades rurais e ou conjuntos habitacionais. Método de pesquisa/Abordagens: Como a abordagem é relacionada a construções estruturadas em aço, as condicionantes desenvolvidas são pensadas de forma a direcionar tanto a concepção do projeto arquitetônico, que neste caso deve se adequar a um elenco de diretrizes específicas da educação, quanto à especificação de um sistema construtivo viável para o tipo de implantação proposto. A aplicação das condicionantes tem o papel de promover um estreito diálogo entre os universos da engenharia e arquitetura de forma a enriquecer e implementar o processo de projeto e a orientar o desenvolvimento simultâneo das devidas especificações e detalhamentos a fim de originar um projeto baseado na construtibilidade. Resultados: A racionalização da execução e montagem da obra/estrutura, no intuito de alcançar maior rapidez e qualidade, diminuindo desperdícios e custos. Contribuições/Originalidade: O conceito de um sistema construtivo aberto, adaptável às diversas regiões do país por meio de alterações em seus materiais de fechamento e/ou acabamento, utilizando opções alternativas, de fácil obtenção e baixo custo, disponíveis em cada local para adequar o projeto ao clima e realidade social de sua implantação.

Abstract

Propose: Brazil presents a great deficit of appropriate solutions to supply the demand of school buildings of small and medium load, configuring a panorama of schools extremely deficient and inefficient to the activities the one that is destined. Therefore, to propose specific prerequisites for the development of projects of school units of teaching infantile, fundamental and medium destined the implantation in small cities, rural communities and other habitational groups. Methods: The developed prerequisites are thought from way to address the conception of the architectural project so much, as for the specification of a viable constructive system for the implantation type proposed. One of the premises of the work is through the application of the prerequisites, to promote a strait dialogue between the universes of the engineering and form architecture to enrich and to implement the process of the project. Findings: Therefore, the premises are destined to guide the simultaneous development of the specifications and the details in order to originate a appropriate project. Originality/value: Like this, it is made possible a rationalization of the execution and assembly of the project, reaching larger speed and quality, reducing wastes and costs.
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