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ILHA, M. S. O.; PEDROSO, L. P.; YWASHIMA, L. A. Indicadores de consumo de água em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

A construção sustentável pressupõe o uso racional de insumos nas edificações, merecendo destaque o consumo de água. Existem diferentes medidas a serem consideradas no desenvolvimento de projetos de novas edificações, tais como o controle de pressões, a setorização da medição para possibilitar a gestão, o emprego de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo, a sensibilização dos usuários que irão utilizar a edificação projetada. Nas edificações existentes também há um grande potencial de redução do consumo de água, onde o levantamento do sistema predial e o diagnóstico do consumo são os pontos de partida para a definição das medidas a serem implantadas. O diagnóstico do consumo pode ser efetuado a partir da determinação de indicadores e índices, os quais servem de referência para edificações similares. Nesse sentido, é importante que sejam efetuados levantamentos em campo em diferentes locais, a partir de uma metodologia similar, de modo que os resultados obtidos sejam comparáveis entre si. Este trabalho apresenta as especificidades e principais recomendações para a realização de levantamentos em campo e organização dos dados para as análises dentro de um programa de uso racional da água em escolas existentes. Além disso, apresenta os resultados obtidos em um levantamento piloto realizado em 12 unidades da rede municipal de Campinas. Dentre os parâmetros apresentados neste trabalho, destacam-se o indicador de consumo e os índices de vazamentos, de perdas por vazamentos e de percepção dos usuários para o uso racional da água. Palavras-chave: sistemas prediais, consumo de água, escola, indicador de consumo.

Abstract

Sustainable construction presupposes the rational use of resources in buildings, with emphasis the water consumption. There are different actions to be considered in the development of designs of new buildings, such as the pressure control, the submetering to allow the water consumption management, the use of water saving technologies at the consumption points, the environmental educational to the users who will use the designed building designed. There are a great potential to water consumption reduction for existing buildings, where the characterization of the plumbing system and the consumption’s diagnosis are the starting points for the definition of actions to be implemented. The consumption’s diagnosis can be done from the determination of indicators and indexes, which serve as reference for similar buildings. From this point of view, it is important that surveys should be done in different places, from a similar methodology, so that the results are comparable to each other. This work presents the specificities and main recommendations for conducting surveys and data organization to analyses in a water rational use program in existing schools. Besides that, it shows the results obtained in a survey developed in 12 units of the Campinas municipal schools. Among the parameters shown in this work, it highlights the water consumption indicator and leakage rate, losses for leakage and users’ perceptions for a water rational use indexes. Keywords: .Building systems; water consumption, school, consumption indicator. 1
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