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BRITEZ, Alexandre Amado; CARDOSO, Francisco Ferreira. Aplicação do conceito de responsabilidade social em empresas construtoras: o público interno. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3530-3539.
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Resumo

Proposta: Muitas empresas associam o conceito de Responsabilidade Social (RS) apenas com a participação em causas sociais, porém um dos tópicos fundamentais e de grande importância para o setor da construção civil, antagônico a esta prática de visibilidade social, é a relação com o Público Interno. Este artigo traça um panorama e analisa as práticas adotadas quanto à RS em empresas construtoras atuantes na cidade de São Paulo em relação a esse tema. Método de pesquisa/Abordagens: estudo exploratório em três empresas construtoras de edificações e visitas a canteiros de obras. Resultados: Observou-se que as normas de segurança e os sistemas de gestão da qualidade tiveram grande influência para melhoria das condições do Público Interno, no entanto, a RS vista como valor agregado ao negócio, é pouco praticada pelas empresas e pode ainda resultar em uma melhoria efetiva aos colaboradores. Contribuições/Originalidade: traz informações sobre as práticas sociais empresariais, tratando de um tema pouco coberto na literatura profissional e acadêmica.

Abstract

Propose: Many contractors relate de concept of social responsibility (SR) to the engagement with social causes, but one of its major aspects and a very important one to the construction industry, contrary to this point of view, is the relationship of the firms with people in the organization, including suppliers. This paper draws a panorama of the practices concerning RS in contractors working in Sao Paulo City, related to that interested parties. Methods: exploratory study in three building contractors and visits to sites. Findings: the regulations concerning safety and health and the quality management systems have a great influence on the improvement of SR practices, but, SR is no longer view as a way to increase strategic competencies of firms and to change this position can still brings real improvements to internal people. Originality/value: the paper brings information about contractor’s social practices, a subject not well covered by the academic and professional literature.
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