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COLOMBO, C. R.; SANTANA, M. J. A. Transposição do modelo insustentável da construção civil: possibilidades e limitações para mudança na formação dos profissionais da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3599-3608.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 2

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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

Proposta: A prática da Construção Civil ainda não corresponde aos discursos tão propalados da Sustentabilidade. Nós profissionais da construção civil, responsáveis pela criação de ambientes de vida, ainda não conseguimos transpor o modelo convencional da construção, continuamos construindo ambientes de vida insalubres e insustentáveis, criamos cada vez mais distanciamento dos seres da natureza, inclusive dos seres humanos. Existem dificuldades não superadas, apesar de esforços incipientes, a partir de pesquisas e práticas de ensino nos cursos de engenharia e arquitetura. Método de pesquisa/Abordagens: O estudo tem abordagem holístico-ecológica, seguindo método qualitativo de pesquisa realizada por entrevista com diálogo reflexivo com coordenadores dos cursos de Engenharia Civil dos estados de Santa Catarina e da Bahia. Resultados: O estudo aponta as possibilidades e limitações para mudança na formação dos profissionais da área da construção. Contribuições/Originalidade: Além das possibilidades e limitações apontadas pelos sujeitos, este artigo traz como contribuição uma proposta para remodelação dos cursos de Engenharia Civil (podendo estender-se a outros) na perspectiva da formação de Profissionais voltados à Sustentabilidade.

Abstract

Propose: The current practice of Civil Construction does not fit in the extended speeches of Sustainability. On the contrary, civil construction professionals, responsible for the creation of life environments, haven’t get yet to transpose the conventional construction model, building, instead, unhealthy and unsustainable life environments, creating, again and again, a strong estrangement from all nature beings, including the human being. Therefore, loads of difficulties are to be overcome despite the constant efforts done so far, such as researches and teaching lectures within the engineering and architecture field. Methods: The survey has a holistic-ecological approach, based on a qualitative research method, accomplished by interview with reflexive dialogue addressed to coordinators of Civil Engineering courses in the Santa Catarina and Bahia states (Brazil). Findings: The results of the survey point out the chances and limitations regarding the change needs in the education of professionals within the construction area. Originality/value: Apart from the chances and limitations pointed by the collaborators, this article contents a value proposal to restructure the Civil Engineering courses (which can be extrapolated to any others) with regard to the Education of professionals focused on Sustainability.
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