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ISOLDI, Rosilaine; SATTLER, Miguel Aloysio; GUTIERREZ, Ester. Uma análise comparativa dos pressupostos do projeto sustentável: projeto da escola frei pacífico, em Viamão, RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3670-3679.
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Resumo

Proposta:O projeto sustentável é uma “nova modalidade de projeto” orientada para intervenções humanas, dentro da capacidade de suporte dos ecossistemas, e vem, cada vez mais, sendo alvo de discussões e estudos. Vários autores vêm expressando suas idéias e construindo teorias a respeito. O objetivo deste artigo é analisar o Projeto da Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico, em Viamão – RS, à luz deste referencial teórico, identificando e relacionando os princípios do projeto sustentável. Nossa intenção é verificar as evidências que caracterizam este projeto como sustentável. Método de pesquisa: Estudo de caso em uma análise qualitativa. Resultados: Desde a sua concepção inicial o Projeto da Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico utilizou conceitos da arquitetura e da construção sustentável. A proposta de sustentabilidade deste espaço de ensino se fez presente no respeito aos condicionantes físicos do terreno e entorno, na possibilidade de utilização dos recursos naturais imediatos e no uso de um fluxo de recursos cíclicos. O enfoque sustentável buscou implantar tecnologias englobando sustentabilidade, meio ambiente e educação. Foi identificado no Projeto: a base de conhecimento, a relação com a natureza, com a tecnologia e com a cultura, características sustentáveis do projeto, uso de recursos energéticos, materiais, relação com o local, sistemas, estética e participação da comunidade, comparando-os com a teoria apresentada pelos autores John Lyle, Ken Yeang, Sim Van Der Ryn, Stuart Cowan, William McDonough, Michael Braungart e David Pearson. Contribuições/ Originalidade: Análise de princípios e características de um projeto “real”, cuja intenção inicial já englobava princípios do projeto sustentável. Conhecimento, compreensão, reflexão sobre os princípios de um projeto sustentável e possibilidade de utilização deste referencial em projetos futuros.

Abstract

Proposal: The sustainable design is a “new kind of design” guided by human actions, considering the carring capacity of the ecosystems. Lately this subject has become one of the main themes in the debate of sustainable buildings. Many authors have been expressing ideas and theories on the subject. The objective of this paper is to analyze one school design (Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico), in the municipality of Viamão – RS, considering sustainable theories, identifying and relating principles of sustainable design. Methods: case study methodology in a qualitative research. Findings: From its initial conception, the Frei Pacífico School design, used concepts of sustainable architecture and construction. Some sustainable proposals include the respect to the site characteristics and connections to the surroundings, use of natural resources, and in the use and flow of renewable resources. The sustainable perspective adopted principles, regarding sustainability, environment and education. Some other issues that can be identified in the design are: knowledge basis, relationship with nature, relationship with technology and culture, sustainable characteristics, resource use, materials, relationship with the site, sustainable systems, aesthetics and community participation, taking as reference John Lyle, Ken Yeang, Sim Van Der Ryn, Stuart Cowan, Willian McDonough, - 3670 - Michael Braungart e David Pearson theories. Originality/value: Analysis of principles and characteristics of a real project whose initial aim includes principles of sustainable design. Learning, comprehension, reflection about sustainable design principles and creation of a reference for other projects in the future. 
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