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PENTEADO, Homero Marconi; DE ALVAREZ, Cristina Engel. Centro de educação ambiental: uma proposta sustentável de edificação no Campus Universitário da UFES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... FlorianÓpolis: ANTAC, 2006. p. 3776-3785.
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Resumo

Proposta: uma equipe multidisciplinar foi formada com professores de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o projeto do CEA Centro de Educação Ambiental a ser construído no campus da UFES. O programa de atividades auditório, salas de aula, setor administrativo e instalações complementares pressupõe a adoção de técnicas e materiais coerentes com o uso previsto e a aplicação prática da denominada arquitetura sustentável . Método de pesquisa: para a escolha do local de implantação, foi elaborado um diagnóstico preliminar, tanto de adaptabilidade ambiental como de relação com o entorno construído. A metodologia de projeto obedeceu às etapas tradicionais de complexidade crescente, porém, as avaliações foram alicerçadas nas respostas teóricas do projeto em relação aos conceitos de sustentabilidade. Em paralelo às ações projetuais, realizaram-se pesquisas especialmente em relação a: tipologias, materiais construtivos, técnicas de tratamento de resíduos, paisagismo eco-revelatório, aproveitamento de águas residuais, energias alternativas e reciclagem de materiais. Também foi elaborado o zoneamento ambiental do campus com a respectiva definição de uma área de proteção ambiental, cuja categoria será definida de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Resultados: o projeto arquitetônico, com 1.700 m² de área total e cerca de 11.000 m² de jardins e estacionamento, baseado numa linguagem coerente com os materiais adotados, possui a mensagem simbólica adequada, com adoção de técnicas de melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural, uso de sistemas de sombreamento e cores nas fachadas, previsão do uso de placas fotovoltaicas e de tratamento dos resíduos líquidos, flexibilidade da planta com sistema estrutural independente e jardins com vegetação autóctone. Contribuições/Originalidade: a criação de uma unidade de educação ambiental no âmbito universitário permite maior integração academia/comunidade, sendo a linguagem arquitetônica adotada, - com tecnologia de fácil assimilação popular um instrumento auxiliar na disseminação de conceitos de sustentabilidade. 

Abstract

Propose: a multidisciplinary team of professors from several fields was put together to develop the CEA Environmental Education Centre to be built in the UFES campus. The program includes an auditorium, classrooms, and administration among other facilities. Construction reflects the purpose of the building environmental education and adopts green materials and techniques and principles of sustainable architecture. Methods: inventory and analysis of the campus was conducted to choose the site and to infer environmental suitability and the relationship of the future building with the existing buildings. The methodology followed the traditional design process; however, evaluation was based on the design s response to sustainability concepts. Meanwhile, other subjects were researched: typology, construction materials, waste treatment techniques, eco-revelatory design, water reuse, alternative sources of energy, and recycled materials. I was defined an environmental zoning of the - 3776 - university campus and the definition of a conservation area. Findings: The design of the 1,700 sqm building and 11,000 sqm of gardens and parking lot communicate the idea of sustainability with the application of techniques that enhance natural lighting and ventilation, use of shading techniques and appropriate colors, use of solar panels, and sewage treatment, flexibility of the spaces, independent structural framework, and gardens with native plants. Originality/value: the creation of an environmental education unity in the university realm increases the integration between academy and community. The use of technology that is easily to assimilate by the population makes the architectonic expression an instrument to communicate sustainability concepts. 
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