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TAVARES, Davi da Fonseca; ROCHA, Vinicius Luis; GHISI, Enedir. Aproveitamento de água pluvial em postos de combustíveis de brasília: potencial de economia de água potável e viabilidade econômica. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de economia de água potável e a viabilidade econômicade sistemas de aproveitamento de água pluvial na lavagem de veículos, em postos de combustíveis deBrasília. O estudo foi baseado em simulações computacionais por meio do algoritmo do programaNetuno considerando dados pluviométricos de duas estações meteorológicas, diferentes áreas decaptação, volumes de reservatório, número de lavagens e demandas de água potável e pluvial. As áreasde captação consideradas foram 350, 550 e 750m²; as demandas de água potável adotadas foram 150 e250 litros por veículo; e o número de lavagens foi de 15, 30 e 45 veículos por dia. Com relação àsdemandas de água pluvial, elas foram consideradas como um percentual da demanda de água potável,variando entre 0 e 150% conforme o dia da semana. Os volumes de reservatórios foram variados emintervalos de 1.000 litros. A análise de viabilidade econômica foi realizada para três casos distintos emfunção do potencial de economia. Os resultados mostraram que o potencial de economia médio deágua potável a ser obtido pela utilização de água pluvial é de 32,7%, podendo atingir valoressuperiores a 70%. Verificou-se também que a implantação dos sistemas é viável na maioria das vezes,pois para uma taxa mínima de atratividade de 1% ao mês o valor presente líquido é positivo em algunscasos analisados.

Abstract

The objective of this article is to evaluate the potential for potable water savings and the economicviability of rainwater usage for washing vehicles in petrol stations located in Brasília. The study wascarried out by using the algorithm of Netuno, a computer programme for rainwater harvesting analysis.Rainfall data from two meteorological stations were considered, as well as different rainwatercollecting areas, tank capacities, number of washings, and potable and rainwater demands. The dataused for this analysis were: 350, 550 and 750m² for collecting areas; 150 and 250 litres per vehicle forpotable water demands; and the number of washings were 15, 30 and 45 vehicles per day. As for therainwater demands, they were considered as a percentage of the potable water demand, varying from 0to 150%, according to the day of the week. The tank capacities were varied at increments of 1.000litres. The economic viability analysis was performed for three different cases, taking into account thepotential for potable water savings. It was observed that the average potential for potable watersavings by using rainwater is 32.7% and it can reach 70%. The main conclusion obtained from thiswork is that rainwater usage for washing vehicles in petrol stations in Brasília is economically viablefor most cases as the net present value is positive for an interest rate of 1% per month.
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