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PIOVESAN, Angela Zamboni et al. Utilização da areia de fundição para fabricação de blocos de concreto para pavimentação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 9

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Resumo

O aumento da industrialização tem provocado o crescimento significativo do número de resíduos gerados, onde a disposição final destes tem sido um problema enfrentado nos dias de hoje. Este estudo busca a utilização de um resíduo como substituto ao agregado miúdo na fabricação de blocos de concreto para pavimentação. A fim de analisar o desempenho da areia de fundição em substituição à areia fina nos blocos, constituíram-se dois traços, onde em cada um foram utilizados os dois tipos de areia, areia de fundição e areia natural. O traço 01 proposto por Pagnussat (2004) e o traço 02 estabelecido com base na NM 45- Determinação da massa unitária e dos espaços vazios. Através dos resultados do ensaio de compressão simples e ensaios ambientais aos 28 dias pode-se concluir que é possível a utilização da areia de fundição em substituição à areia fina na fabricação destes blocos uma vez que os mesmos atingiram resistências acima de 25 MPa. Desta forma um resíduo que é gerado abundantemente nas indústrias de fundição e que necessita de uma disposição final adequada, teria uma utilização na fabricação de blocos de concreto para pavimentação contribuindo economicamente e ambientalmente.

Abstract

The raise of the industrialization has been increasing significantly the number of produced waste, where the final disposal of this waste has been a problem faced nowadays. This study looks for the use of waste like a substitute to the fine aggregate in the manufacture of concrete pavement blocks. In order to analyze the performance of the foundry sand in substitution of the fine sand in the blocks, two compositions were constituted, where in each one two types of sand were used, foundry sand and regular sand. The composition 01 proposed by Pagnussat (2004) and the composition 02 established on basis of NM 45Determination of unit mass and the empty spaces. Through the results of the test of simple compression to 28 days it is possible to conclude the potential use of the foundry sand in substitution of the fine sand in the manufacture of these blocks as soon as they reached resistances above 25 MPa. In this way a residue that is produced abundantly in the industries of fusing and that needs a final appropriate disposal, would have an use in the manufacture of concrete pavement blocks and would contribute economically and environmental.
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