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PATZLAFF, Jeferson Ost; GONZÁLEZ, Marco Aurélio Stumpf; KERN, Andrea Parisi. Análise da percepção dos profissionais envolvidos na implantação de conceitos de qualidade em empresa de construção civil de médio porte. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

Nos últimos anos ocorreram significativas transformações no modelo de gestão de empresas de construção civil. A necessidade de reduzir prazos e custos, aumentar o controle da obra e otimizar processos visando à agregação de valor e à minimização da geração de resíduos, faz com que as empresas de construção invistam na implantação de sistemas de planejamento e controle de obras. O objetivo geral é atingir um grau de desenvolvimento adequado às necessidades da empresa, melhorando a transparência nos processos de trabalho. A busca desse objetivo envolve um conjunto bastante amplo de ações, entre as quais destaca-se a formação ou qualificação de mão de obra. Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido em empresa de construção civil de porte médio de Novo Hamburgo, RS, analisando a percepção dos profissionais envolvidos com o planejamento e a gestão de empreendimentos imobiliários sobre a implantação de programas de qualidade e certificação. Concluise que o planejamento é uma importante ferramenta para a efetiva realização de um “controle de qualidade”. Entretanto, deve estar associado a um sistema de controle, que alimente o processo de planejamento e tomada de decisões.

Abstract

In recent years significant transformations in the model of management of companies of civil construction had occurred. The necessity to reduce construction time and costs, to increase building control and to optimize processes aiming at the aggregation of value and the minimizing of waste generation, makes with that the construction companies invest in the implantation of systems of planning and control of buildings. In general the main objective is to reach a degree of adequate development to the necessities of the company, being improved the transparency in the work processes. So that success is gotten, the involvement of the professionals in this process is essential. This work presents a study developed in a company of civil construction of average size of Novo Hamburgo, RS, analyzing the perception of the professionals involved with planning and the management of housing projects about the implantation of programs of quality and certification. It follows that the planning is an important tool for the effective conduct of a “quality control”. Meanwhile, should be linked to a control system, which feeds the process of planning and decision making.
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