Mais informações

DA SILVA, V. R.. A.; ROSSI, A. M. G. Intervenções urbanísticas em favelas: mobilidade urbana como instrumento de integração com seu entorno. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Resumo

As favelas apresentam uma insuficiência histórica em relação ao provimento deequipamentos e serviços públicos, sendo, em geral, marcadas pela alta vulnerabilidade sociale por uma estrutura orgânica, onde predomina a informalidade, a construção desordenadade moradias e a falta de planejamento formal por parte do poder público. Neste sentido, éfundamental a elaboração de propostas alternativas voltadas à urbanização dessesassentamentos precários informais do Rio de Janeiro, sendo o estudo da mobilidade urbanafundamental nesse processo. O objetivo desse trabalho é analisar em que medida asintervenções urbanísticas voltadas à promoção da mobilidade e acessibilidade urbanaspropostas pelo poder público no âmbito de programas de urbanização de favelas poderiamcontribuir para minimizar a segregação socioespacial, favorecendo a integração dessasáreas ao seu entorno. Assim, primeiramente discute-se a relação entre (i)mobilidade urbanae a segregação socioespacial nessas áreas, que são caracterizadas pela escassez de serviçospúblicos e infraestrutura básica. Em seguida, são tratadas algumas especificidades de sepensar em intervenções urbanísticas voltadas para a promoção da mobilidade urbana emáreas de favela, como estrutura viária, possibilidades de instalação de uma rede detransportes públicos locais, a inclusão dos transportes alternativos, além de questõesinstitucionais. E, logo após, propõe-se uma reflexão acerca da construção de indicadores queauxiliem a avaliar, no âmbito de programas de urbanização de favelas, se houve aumento daintegração na dimensão da mobilidade urbana entre essas áreas e seus entornos.

Abstract

The slums have an historic deficiency in the provision of public facilities and services. Ingeneral, they are marked by a high social vulnerability, dominated by informality, presentinformal construction and lack of formal planning. Thus, it is essential to create alternativeproposals for the urbanization of these settlements in the city of Rio de Janeiro and the studyof urban mobility is fundamental in this process. The aim of this paper is to analyze how theurban interventions linked to mobility and accessibility proposed by the government withinthe framework of a program of slums urbanization could help to reduce the social segregationand help to integrate these areas to their surroundings. Therefore, the paper will discuss therelation between urban mobility and social segregation in these areas, which arecharacterized by the lack of public services and basic infrastructure. Then, it will treat aboutsome particularities of thinking about urban interventions to improve the mobility in slumsareas, such as road infrastructure, possibilities of installing a public local transport network,the inclusion of alternative transportation and institutional issues. After that, it will propose areflection about the construction of indicators that help to evaluate the integration betweenthese areas and their surroundings, in the dimension of urban mobility.
-