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MARQUES, Nayara Rodrigues; BORGES, Raphael Melo; TIBIRIÇÁ, Antônio Cleber Gonçalves. Utilizando a APO para qualificar o processo de projeto e o ambiente construído. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Resumo

O mercado da construção civil tem vivido um processo de agregação de qualidade a seusprodutos e serviços. Esse processo é reflexo: das iniciativas governamentais em prol daqualidade das edificações, de um mercado mais competitivo e de usuários mais conscientes eexigentes. Em todo o ciclo de vida do produto edificação, a qualidade deve estarincorporada, a começar pela fase de projeto, que é de suma importância para a suaqualidade final. Nesse sentido, a participação do usuário na etapa de projeto é importante nabusca pela qualidade da edificação e uma das maneiras de viabilizar essa participação é pormeio da Avaliação Pós-Ocupação (APO). Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho éinvestigar como estudos de APO realizados em edifícios educacionais de uma instituiçãopública de ensino superior – IPES – podem ser utilizados no processo de retroalimentação deprojetos de edificações semelhantes. Com base na metodologia proposta por Ornstein (1992),foram realizadas APOs em dois pavilhões de aulas de uma IPES. A partir da análise dosdados coletados foram definidos requisitos e orientações para o processo deretroalimentação de projeto, de forma a colaborar para a melhoria da qualidade deedificações semelhantes.

Abstract

The building construction market has experienced a process of aggregation of quality to itsproducts and services. This is a reflection of government initiatives for the quality ofbuildings, a more competitive market and more aware and demanding users. Throughout thelife cycle of the product construction, the quality must be developed, starting with the designphase, which is of paramount importance to its final quality. In this sense, the user’sparticipation in the design phase is important to enlarge the quality of the product buildingand a way to enable such participation is through Post-Occupancy Evaluation (POE). In thiscontext, the objective of this study is to investigate how POE studies conducted in educationalbuildings of public colleges can be used in feedback process design of similar buildings.Based on the methodology proposed by Ornstein (1992) were performed two POE in lecturehalls of a public college. From the analysis of the data collected were defined requirementsand guidelines that can be used in the feedback process design, in order to contribute toimproving the quality of similar buildings.
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