Mais informações

CASABIANCA, G. A.; SNOJ, M. Estudio de incorporación de variables subjetivas en el desarrollo de un método gráfico para optimizar confort visual con luz natural en el diseño aberturas para aulas en escuelas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Resumo

Enquanto há o reconhecimento da importância da percepção subjetiva dos ocupantes dosespaços arquitetônicos, não há regras ou métodos que incluem variáveis no projeto deiluminação natural no interior dessas percepções subjetivas, que estão relacionados àscondições iluminação em todos os espaços, não só com as áreas focais de atividade. Estapesquisa estuda a identificação e categorização de variáveis subjetivas de conforto visualpara a inclusão no desenvolvimento de um método para otimizar e avaliar o projeto deiluminação natural em salas de aula.A partir de levantamentos e avaliações pós-ocupação foram identificadas variáveis subjetivasde conforto visual relacionadas com luz natural para definir os aspectos estudados incluemiluminação nível conforto visual, características arquitetônicas da moradia e disponibilidadede luz natural, como clima e latitude.A fim de avaliar a percepção subjetiva de conforto visual e sua relação com a iluminaçãonatural na análise dos resultados foram utilizados métodos quantitativos de medição eprocessamento de pesquisas e métodos qualitativos, como a análise categorial para estudaras questões levantadas por perceptual respondentes, incluindo a detecção de problemas deconforto visual associados com a percepção do nível de iluminação.Tendo identificado as variáveis envolvidas, estamos trabalhando no desenvolvimento de ummétodo gráfico que permite ligar e avaliação, para orientar a concepção e dimensionamentode pré-das aberturas na sala de aula. O objetivo final do método é otimizar as condições deiluminação natural e sua influência sobre o conforto visual durante a fase de projeto, sem anecessidade de testes adicionais ou ad hoc soluções implementadas para corrigir problemasquando o prédio estiver em uso.

Abstract

While there is recognition of the importance of subjective perception of the occupants of thearchitectural spaces, there are no rules or methods that include these subjective perceptions,which are related to conditions illumination in all the spaces and not only with the focal areasof activity, in the design of natural lighting indoors. This study aims to the identification andcategorization of subjective visual comfort variables for its inclusion in the development of amethod for optimize and evaluate the design of natural lighting in classrooms.Subjective visual comfort variables related to natural light were identified from surveys andpost occupancy evaluations to define the aspects studied, that includes visual comfort, lightlevel, architectural features of the building and space envelopes, and availability of naturallight according to climate and latitude. In order to evaluate the subjective perception of visual comfort and its relationship with thenatural light, in the analysis of the results were used quantitative methods of measurementand processing surveys, and qualitative methods such as categorical analysis to study issuesraised by perceptual respondents, including the detection of visual comfort problemsassociated with the perceived illumination level.Once identified the variables involved, we are working on developing a graphical method thatallows linking and evaluation of subjective perceptions, to guide the design and predimensioningof the openings in classrooms. The ultimate goal of the method is to optimizethe natural lighting conditions and their influence on visual comfort during the design stage,avoiding necessities of additional tests or ad-hoc solutions to correct problems detected whenthe building is in use.
-