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GÓES, Carlos Augusto Freitas de Oliveira. Escolas municipais cariocas: potencial de sustentabilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Resumo

O porte da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, seu consumo em energia elétrica e as determinações administrativas para sua redução justificam a priorização dos critérios de conforto térmico, eficiência energética e sustentabilidade ambiental no desenvolvimento dos projetos de reforma dos prédios escolares. Esse trabalho propõe a organização de elementos necessários para futuros diagnósticos, tendo como referência os projetos-padrão de prédios escolares e sua relação com distribuição das ilhas de calor no território da cidade. A partir de exemplos de padrões arquitetônicos, foram confrontadas características térmicas das salas de aula com as diretrizes da ABNT NBR 15220 para a Zona Bioclimática da cidade. Relacionou-se também o consumo anual em energia elétrica dessas escolas com o número de alunos e áreas construídas, tomando por base os dados de 2007. Resultados preliminares constataram a não conformidade dos ambientes construídos com a referida norma, e sugeriram que as disparidades de consumo devem relacionar-se a questões de conservação predial, defasagem de instalações e ocupação noturna. Nas considerações finais, sugere-se a possibilidade da organização da rede escolar em grupos de projetos-padrão, relacionando a distribuição territorial às características ambientais locais. Isso permitiria futuras análises e simulações de desempenho ambiental por grupos de projeto-padrão e novas perspectivas de planejamento para conservação e reformas prediais.
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