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PACHECO, M. T. G.; HEINECK, L. F. M. Redução do tempo de atravessamento em programação por linha de balanço através redução da unidade de repetição sobre influência do efeito aprendizado: uma visão enxuta. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

Proposta: A construção enxuta transpõe uma filosofia da produção manufatureira para a construção. A filosofia de produção enxuta criou-se no chão de fabrica e consiste de um conjunto de princípios empiricamente testados. A falta de uma teoria de base que explique porque e como esses princípios funcionam levanta duvidas sobre a aplicação integral dos mesmos para o ambiente da construção. Um dos princípios da produção enxuta consiste na redução do tamanho de lote como forma de reduzir o tempo de atravessamento. Este artigo objetiva usar a curva de aprendizado como modo de explicar como e porque funciona tal principio enxuto no contexto da programação de obra por linha de balanço em edifícios repetitivos em altura. Método de pesquisa/Abordagens: Método dedutivo, simulações partindo de dados de produtividade coletados em obra. Resultados: O presente artigo demonstra matematicamente, como, em programação por linha de balanço de edifícios repetitivos em altura, a redução do tamanho de lote entendida como a escolha de uma menor unidade de repetição implica a redução do tempo de atravessamento na presença do efeito aprendizado. Contribuições/Originalidade: Uso da curva de aprendizado para fornecer uma base teórica e matemática para explicar porque e como funciona um principio da construção enxuta. Palavras-chave: linha de balanço; construção enxuta; curva de aprendizado.

Abstract

Proposal: Lean Construction applies a production philosophy from manufacturing to building. Lean production was born on the factory floor and is an ensemble of empirically tested principles. The lack of a theory that explains why and how such principles work raises doubts if the can be applied to the construction environment. One of such principles is reduction of lot size as way to reduce lead time and this paper aims to use the learning curve to explain how and why this lean principle works Methods: Mathematical deduction and simulations from productivity data gathered from a building sight. Findings: A mathematical demonstration explaining how in line of balance programming of repetitive high rise buildings a reduction of lot size understood as the choice of smaller repetition units implies a reduction in lead in the presence of the learning effect. Originality/value: The use of the learning curve to supply a theoretical base and a mathematical underpinning of why and how a lean construction principle works. Keywords: line of balance; lean construction; learning curve. 1
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