Mais informações

GALAFASSI, Marcelo et al. Utilização de experimento para a compreensão do fenômeno ventilação por efeito chaminé. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 1., 2015, Guimarães. Anais... GuimarÃes, 2015.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 11

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Ao projetar edificações sustentáveis, o arquiteto precisa ter conhecido de algunsfenômenos físicos que ocorrem na edificação, entre eles, os que envolvem seu desempenhotérmico. A adoção de estratégias bioclimáticas no processo de projeto está diretamente ligadaà sua compreensão. O objetivo deste trabalho é apresentar como um experimento prático sobreventilação por efeito chaminé apresentado em aula na disciplina de Conforto Térmico, do cursode Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), contribuipositivamente no aprendizado dos alunos. O método consiste em: (i) apresentação doexperimento; (ii) aplicação de questionário; e (iii) sua análise. Como resultado principalconstatou‐se que a apresentação de fenômenos físicos através de experimentos práticostornam maior sua compreensão e aumentam o interesse na aplicação desta estratégiabioclimática. Desta forma, recomenda‐se a apresentação de conceitos físicos em experimentospráticos que tornem visíveis os efeitos das trocas térmicas em uma edificação.

Abstract

The architect must have known of some physical phenomena occurring in thebuilding, including those involving thermal performance to design sustainable buildings. Theadoption of bioclimatic strategies in the design process is directly linked to their understanding.The objective of this paper is to present as a practical experiment on ventilation chimney effectpresented in class in the discipline of Thermal Comfort, from the Architecture and Urbanism ofthe Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), positively contributes to student learning. Themethod consists of: (i) presentation of the experiment; (ii) a questionnaire; and (iii) analysis. Asmain result it was found that the presentation of physical phenomena through practicalexamples make greater your understanding and increase interest in the application ofbioclimatic strategy. Thus, it is recommended to present physics concepts in practicalexperiments that make visible the effects of thermal exchanges in a building.
-