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LARANJA, Andréa Coelho; CABÚS, Ricardo Carvalho; GAZZANEO, Luiz Manoel Cavalcanti. Interferência da orientação das vias na disponibilidade de iluminação natural do ambiente interno. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da malha urbana, em particular aorientação das vias, de forma a contribuir para a disponibilidade da iluminação natural noambiente interno. A análise foi realizada por comparação dos valores de iluminância médiaglobal, gerados pelo software TropLux, com os intervalos de valores das UDI (UsefulDaylight Illuminance). A simulação foi feita em ambiente de geometria retangular inseridoem cenário urbano em Vitória (ES), utilizando três tipos de céus padrões da CIE. Oparâmetro orientação de via foi simulado inicialmente com orientação NE-SO (Azimute130°). Posteriormente, foram adotadas as orientações: a) L–O, com aberturas Norte e Sul; b)N–S, com aberturas Leste e Oeste. Sobre os valores médios anuais de iluminância interna,observou-se com os resultados que para o céu 3(encoberto) há, como esperado, umcomportamento homogêneo da iluminação no ambiente interno para todas as orientações devia; já para os céus 7 (parcialmente nublado) e 12 (claro), os ambientes internos localizadosem vias com abertura orientada para Norte contribuem com os maiores potenciais dedisponibilidade de iluminação no ambiente interno, respectivamente 121% e 501% a mais deiluminância (comparada com a orientação de menor potencial, abertura para Sul). Sobre ospercentuais de horas do dia nos intervalos das UDI observou-se que a alteração dasorientações das vias propiciou variação nos percentuais das UDI para o céu 7 e 12, comvalores percentuais próximos entre si para as aberturas para Oeste e Leste.Os resultadoslevam à constatação de que a orientação da via acarreta alteração na disponibilidade deiluminação natural no ambiente interno.

Abstract

The aim of this paper is to analyse the contributions of the city grid, in particular theorientation of the road, in a way to contribute to the availability of indoor daylighting. Theanalysis was developed comparing the average global illumination values, outputted by thesimulation software (TropLux), having as a parameter the UDI values (Useful DaylightIlluminance). The simulation was done in an environment of rectangular geometry insertedinto the urban setting of Vitoria latitude 20 ° 19 'S, using three different standards of CIE sky.The orientation of the road parameter was simulated initially with orientation NE-SO(Azimute 130°). Subsequently, it was adopted the orientations: a) L–O, with openings Northand South; b) N–S, with openings East and West. About the average annual values of indoorilluminance, it was observed with the results that to the sky 3(overcast) there is, as expected,an homogeneous behaviour from the illumination indoor for all the orientations of the via;now to the skies 7 (partially ovecasted) and 12 (clear), the indoors placed in roads withopenings oriented to the North contribute with the greatest potential availability of indoorillumination, respectively 121% and 501% more than artificial lighting (compared withorientation with less potential, opening to the South). About the percentage hours of the day in the intervals of the UDI it was observed that the modification of the orientation of the roadprovided variation in the percentage of the UDI to the sky 7 and 12, with percentage valuesnear to each other to the openings to the West and East . The results lead to the conclusionthat the orientation of the road causes changes in the availability of daylighting indoor.
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