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FERRAZ, Alexandre Arruda et al. Aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis em edificações escolares: proposta de planejamento sustentável. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Resumo

Nas cidades com estações seca e chuvosa bem definidas, o armazenamento de águas pluviaistorna-se economicamente inviável, se considerado o dimensionamento do reservatório pelométodo de Ripll, no qual deve ser previsto volume para suprir a integralidade dasnecessidades na estiagem. O objeto de estudo deste trabalho foi uma escola estadual, cujoprojeto padrão está sendo implantado em diversas cidades mato-grossenses. Objetivou-seapresentar um método alternativo de aproveitamento de águas pluviais para fins de limpeza elavagem, estabelecendo que estas atividades devam ser feitas exclusivamente por meio daágua deste sistema durante o período chuvoso. Partindo desta premissa, dimensionou-se oreservatório para que os custos unitários da água pluvial aproveitada e os da concessionáriafossem equivalentes, obtendo-se um volume de reserva de 30m3, abastecido diária econtinuamente no período chuvoso. O sistema atendeu à demanda mínima de77,32m3/mês/escola, sendo a disponibilidade pluvial mensal no período de chuvas de120,86m3/mês. O acréscimo no valor global da obra foi de 1,75% e o tempo de retorno doinvestimento foi de 5,4 anos. Evidencia-se, desta forma, a importância de considerar asespecificidades regionais nos métodos e técnicas convencionais de planejamento das açõessustentáveis.

Abstract

In cities with dry and wet seasons well defined, the storage of rainwater becomeseconomically infeasible, if it is considered the reservoir design by Ripll method, in which itsvolume should be provided to meet the full needs of the drought. The study object of thisresearch was a public school, whose design pattern has been implemented in some cities inMato Grosso, Brazil. The objective was to present an alternative method of use of rainwaterfor cleaning and washing, establishing that these activities should be made solely by means ofthis water system during the rainy season. Using this assumption, the reservoir wasdimensioned admitting that the unit cost of rainwater harnessed and the concessionaire wereequivalent, which resulted in a reserve volume of 30m3, daily and continuously stocked duringthe rainy season. The system attended the demand of at least 77.32 m3/month/school,availability and monthly rainfall during the rainy season from 120.86 m3/month. The increasein in the global price of the school building was just 1.75% and the return on investment was5.4 years. Therefore, it was possible to evidence the importance of considering regionalspecificities in conventional methods and techniques in the sustainable planning action.
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