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EVANGELO, Larissa Silva; TIBÚRCIO, Túlio Márcio de Salles; GOMES, Elaine Cavalcante. Investigação da aplicação efetiva das normas de acessibilidade e mobilidade em escolas municipais de Viçosa-MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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TÚLIO MÁRCIO DE SALLES TIBÚRCIO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 6

Resumo

O paradigma de acessibilidade é um avanço da sociedade em relação à inclusão dasminorias. Em 2011, o governo federal promoveu reformas e readequação de 28650 escolasconsideradas acessíveis. Porém, os projetos ainda estão repletos de barreiras arquitetônicas.Uma das razões é a dificuldade em adaptar as exigências legais às necessidades específicasdos alunos. O objetivo desta pesquisa é investigar a efetividade da implementação dasnormas de acessibilidade e mobilidade “ in loco” e a situação das crianças com deficiência emobilidade reduzida em relação a alguns espaços escolares na cidade de Viçosa-MG.Estruturou-se a pesquisa em duas partes, a primeira é uma abordagem do técnico e asegunda uma abordagem perceptiva e cognitiva das crianças em relação às escolas, baseadona metodologia da avaliação pós-ocupação. Os resultados preliminares da avaliação dotécnico é um quadro da quantidade de escolas e alunos com deficiência e mobilidadereduzida e o diagnóstico ilustrado das condições de acessibilidade e mobilidade em quatroescolas, como uma primeira amostragem. Pretende-se com esta pesquisa contribuir nageração de dados que, relacionados com as exigências das normas de acessibilidade emobilidade, juntamente com o entendimento das necessidades espaciais das crianças comdeficiências e outras, auxiliarão na implementação eficaz das mesmas.

Abstract

The paradigm of accessibility is an advancement of society regarding the inclusion ofminorities. In 2011, the federal government has promoted reforms and readjustment of 28,650schools considered as good accessibility. However, the projects are still full of architecturalbarriers. One reason is the difficulty in adapting the legal requirements to the specific needsof students. The aim of this study is to investigate the effectiveness of implementing thestandards of accessibility and mobility "in loco" and the situation of children with disabilitiesand reduced mobility for some school spaces in the city of Viçosa-MG. The survey wasstructured in two parts, the first being a technical approach and the second perceptual andcognitive approach to children towards schools, based on the post-occupation methodology.Preliminary results of the technical evaluation is a picture of the number of schools andstudents with disabilities and reduced mobility are illustrated diagnosis of accessibility andmobility in four schools, as a first sampling. This research intends to contribute to thegeneration of data related to the requirements of the standards of accessibility and mobility,along with the understanding of the spatial needs of children with disabilities and others, toassist in the effective implementation of them.
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