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SOUZA, Mariana Brancalion; VIEIRA, Mariana Linkevicius; CASTRO, Adriana Petito de Almeida Silva. Estudo do desempenho térmico e visual de três salas de aula – campus da UNIMEP em Santa Bárbara D’oeste. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Citações: 1
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Resumo

A aplicação de elementos que proporcionem conforto térmico e visual é importanteprincipalmente em edifícios escolares, onde a eficiência do processo de aprendizagem podeser diretamente prejudicada pelo desconforto. As dimensões das salas de aula e da edificaçãocomo um todo têm grande influência nas variáveis ambientais, visto que interferemdiretamente nos fluxos de ar e na quantidade de luz e calor recebidos. É sob este aspecto queesta pesquisa se concentra, através da avaliação do desempenho térmico e visual em trêssalas de aula, com diferentes orientações, além da medição de variáveis externas. Foramrealizadas medições in loco no bloco 1 do campus da UNIMEP em Santa BárbaraD´Oeste/SP. As medições de iluminância foram baseadas na NBR 15215-4 (2004). O estudoincluiu pesquisas bibliográficas e a comparação dos resultados obtidos nas medições com asensação térmica dos usuários, comprovando a estreita relação entre espaço e meioambiente. Pode-se concluir que a sensação térmica dos usuários varia de acordo comdiversos parâmetros, como por exemplo, a vestimenta e a velocidade dos ventos. No geral, odia 16 registrou maiores temperaturas no período das 18h00, já que não houve precipitaçãoassim como nos demais dias. Observou-se também que os resultados de iluminância estãodiretamente relacionados com a condição do céu e a sala que corresponde às especificaçõesde conforto visual é a de orientação sudoeste. Depreende-se que a tarefa dos arquitetos érefletir em conjunto com os educadores, de modo que a organização espacial das salas deaula possa responder ao método de ensino e contribuir com a construção do conhecimento.

Abstract

The application elements that provide visual and thermal comfort is especially important inschool buildings, where the efficiency of the learning process can be directly affected bydiscomfort. The dimensions of the classrooms and the building as a whole have greatinfluence on the environmental variables, whereas interfere directly in the flow of air and theamount of light and heat received. It is in this light that this research focuses, through theevaluation of thermal and visual performance in three classrooms, with different orientations,and measurement of external variables. Measurements were performed in situ block 1UNIMEP on the campus of Santa Bárbara D'Oeste / SP. Illuminance measurements werebased on NBR 15215-4 (2004). The study included literature searches and comparison ofresults obtained in measurements with thermal sensation of the users, showing the closerelationship between space and environment. It can be concluded that the thermal sensationof users varies with various parameters, such as the garment and wind speed. Overall, the16th highest temperatures recorded during the period from 18h00, since there was noprecipitation as well as the other days. It was also observed that the results of illuminance aredirectly related to the condition of the sky and the room that meets the specifications of visual comfort is the one, with southwest orientation. It appeared that the task of the architects is toreflect together with educators, so that the spatial organization of classrooms to respond tothe teaching method and contribute to the construction of knowledge.
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